Depois de esperar por mais de 20 anos, 2,5 mil famílias dos Bairros São Carlos, Floresta e São Domingos, na Região Noroeste de Goiânia, vão receber as escrituras de seus imóveis, de forma gratuita. O evento de entrega foi realizado durante agenda de comemoração aos 80 anos de Goiânia e foi a maior entrega de escrituras da história do Estado.

Ao todo, quase 13 mil famílias da Região vão ter sua situação regularizada pela Agência Goiana de Habitação (Agehab): 7.761 documentos serão concluídos até o fim deste ano e 5.144 em 2014. O presidente da Agência, Marcos Abrão Roriz, explica a importância desta regularização fundiária. “Representa o resgate de um compromisso feito. Nós temos feito com o Casa Legal a regularização fundiária de toda a região Noroeste. Vamos entregar mais de 7 mil escrituras neste ano,” ressalta.

O presidente da Agehab ainda destaca que os comerciantes da Região Noroeste também serão regularizados, mas em um outro processo, através da Secretaria de Gestão e Planejamento. “Primeiramente nós regularizamos os bairros. Depois de regularizar as casas, os comerciantes podem os procurar para regularizar os imóveis comerciais. Essa região não possui agência bancária, agência dos Correios. Ninguém quer investir onde não há escritura,” relata.

O programa estadual que disponibiliza de forma gratuita as escrituras tem atuação restrita a famílias com renda de até quatro salários mínimos ou em que o morador seja originário do imóvel.