O governador Marconi Perillo e o vice José Eliton participaram da inauguração do núcleo regional da Polícia Técnico-Científica e do Instituto Médico Legal (IML) de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana.
As obras foram executadas pela Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas (Agetop), e a construção está avaliada em cerca de R$ 3,8 milhões. Se somadas as aquisições de móveis e equipamentos, o investimento do governo estadual totaliza R$ 5,5 mi. Marconi Perillo explica o motivo do atraso para entrega do novo IML, que demorou dez anos.
“As obras sofrem atrasos por conta de empresas que ganham licitações e não conseguem concluir por conta de outros problemas burocráticos. Aqui tivemos muitos problemas e finalmente estamos entregando. O fato é que essa obra será muito útil a Aparecida de Goiânia e vai desafogar inclusive o IML de Goiânia”, afirma.
O vice-governador e titular da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás (SSPAP-GO), destacou a importância da inauguração da obra no município de Aparecida de Goiânia.
“É importante na medida em que amplia a atuação da Polícia Técnico-Científica e possibilitando maior agilidade na oferta de serviços à população. Na região atendida por esta unidade, teremos a capacidade de ofertas serviços desde exames de balística, de óbito de pessoas, expedição de documentos. É um espaço público que oferta serviços ao cidadão, uma conquista muito grande”, ressalta.
O IML da capital vai ter o atendimento desafogado. Das 34 cidades atendidas pela unidade de Goiânia, 15 passarão para o núcleo de Aparecida, como destaca a superintendente da Polícia Técnico Científica do Estado de Goiás, Rejane Barcelos.
“O que a gente espera é prestar um melhor serviço à população, por isso que esta demanda está sendo atendida. Batalhamos muito por ela para diminuir o tempo de resposta da Polícia Técnico-Científica, porque a gente trabalha na fase de maior estresse das famílias, do ser humano, e nesse sentido a gente precisa dar esse atendimento”, pondera.
O IML de Aparecida de Goiânia conta com salas de necropsia especial e comum, raio-x, laboratórios, cartórios para expedição de certidões de óbito, consultórios médicos para exame de corpo de delito, sala acústica de balística, além de estrutura administrativa e alojamento para médicos e peritos, e está localizado na Rua Um, nº 164-268, na Vila São Joaquim.
Com informações do repórter Jerônimo Junio
Imagens: Jerônimo Junio
{gallery}2016/imlaparecidadegoiania{/gallery}