(Foto: Samuel Straioto)

A maior parte dos servidores públicos estaduais ainda não recebeu o salário relativo ao mês de dezembro. Mesmo já tendo efetuado o pagamento de janeiro para os funcionários do Executivo e já com o orçamento aprovado na Assembleia Legislativa, o governo ainda insiste que fará o restante do pagamento de forma parcelada.

A secretária da Fazenda, Cristiane Schmidt, destaca que só tem condição de fazer o pagamento em seis parcelas, começando em março. “Nada mudou, a única coisa que foi diferente, foi em relação à educação, por ter um percentual constitucional, então a secretária Fátima Gavioli, optou por usar para o pagamento do salário de dezembro. Os demais, continuam conforme a gente havia combinado, de começar em março e seguia em seis parcelas ou até a última parcela que ocorrer”.

De acordo com Ronaldo Caiado, o governo está buscando recursos junto ao governo federal para reforçar os cofres a fim de incrementar receitas visando pagar as folhas de dezembro. “A proposta foi feita e nós estamos tentando de toda maneira buscar qualquer tipo de empréstimo junto ao governo federal para que possamos avançar no pagamento. Essa tem sido a nossa meta e a cada minuto que nós conseguimos algo que seja, crédito junto ao Governo do Estado de Goiás, repassando e cumprindo aquele cronograma escala de salários menores” pontou Ronaldo Caiado.

Parte do pagamento de dezembro para servidores da Educação foi pago, a secretária Fátima Gavioli, explica que o restante do pagamento depende de fundos e recurso Federal. Ela aponta duas expectativas.

“Nós temos duas expectativas, uma delas depende de liberação de crédito na Assembleia, porém eles só voltam dia 15; a outra é um recurso que a nossa equipe financeira da Secretaria de Educação está trabalhando, onde foi localizado R$ 20 milhões, encontrados na conta dos Conselhos Escolares. Nós vamos através da Secretaria de Fazenda, da Segplan, da Casa Civil, conseguir colocar esses R$ 20 milhões para gerar uma nova remessa” afirma Fátima Gavioli.