O Detran-GO realiza nesta terça-feira (21) o I Seminário Goiano de Municipalização de Trânsito, no Sest/Senat, em Goiânia. O objetivo do evento é orientar prefeitos e gestores de trânsito sobre a importância de municipalizar o trânsito em suas cidades, principalmente no que tange a busca de recursos federais para a área.
O Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) estima que somente em 2011, os municípios goianos deixaram de receber aproximadamente R$ 60 milhões em investimentos, porque não municipalizaram o trânsito. No Estado, apenas 34 cidades tomaram essa medida.
Desde 1997, ficou estabelecido por lei que a gestão de trânsito é de competência das prefeituras. O presidente do Detran fala dos benefícios para as cidades que adotarem o cumprimento da legislação. “Ganha o poder público, que passa a ter capacidade técnica de captar recursos para investimentos, e a população, que terá um trânsito melhor,” afirma.
O evento terá palestras sobre os avanços e desafios de municipalização de trânsito, consórcio e convênios entre os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e como captar recursos com o Denatran e melhorar o trânsito nas cidades.