Os funcionários federais do setor ambiental anunciaram uma greve geral na quarta-feira (5) para reivindicar a reestruturação da carreira de especialista em meio ambiente. A paralisação coincide com o Dia Mundial do Meio Ambiente.
A decisão foi comunicada ao Governo Federal por meio de uma carta assinada por Cleberson Zavaski, presidente da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema) e do PECMA. No documento, Zavaski expressa o descontentamento dos servidores com a falta de interesse do Executivo em atender às suas demandas.
“Embora as negociações com o Governo Federal tenham se iniciado em outubro passado, até o momento muito pouco se avançou para que um acordo favorável aos trabalhadores da área ambiental federal fosse firmado”, afirmou o presidente da associação na carta.
Mobilização
Os trabalhadores estão mobilizados há seis meses. Desde janeiro, têm realizado apenas atividades internas, suspendo trabalhos de campo como fiscalizações e vistorias. A greve geral do dia 5 de junho contará com manifestações em todos os Estados e no Distrito Federal.
A carta foi enviada a várias autoridades, incluindo a ministra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, Marina Silva; o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Antonio de Agostinho Mendonça; o presidente do Instituto Chico Mendes, Mauro Oliveira Pires; e o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Garo Joseph Batmanian.
Os funcionários pedem apoio às suas reivindicações e a inclusão de suas demandas em discursos e pronunciamentos oficiais das autoridades.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 08 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico
Leia também: