Na França, estacionamentos estão se tornando espaços para geração de energia solar e recarga de carros elétricos. A combinação começou após a aprovação de lei que obriga os estacionamentos a usarem coberturas com painéis solares. 

A lei obriga que os estacionamentos produzam energia renovável. Mas a ideia de combinar o local com a recarga de veículos elétricos é da empresa francesa de energia renovável Idex. A empresa já realiza o projeto na vinícola Cordier e está implementando num estacionamento de Département Hérault, em Trilles,  e em outro estacionamento em Cubzac-Les-Ponts, Gironde.

Em Gironde, o estacionamento terá 12 estações de carregamento de carros elétricos. O projeto de Trilles, por sua vez, terá oito estações de carregamento de 22 kW e uma produção anual de painéis solares estimada em 631 MWh. 

O projeto irá contribuir com pontos de recarga para a crescente frota francesa de veículos elétricos. Ao mesmo tempo, então, ele irá aumentar a capacidade instalada de energia solar do país, que era de 17,41 GW em 2022. Ademais, a França pretende aumentar a participação da fonte solar para 39,11 GW até 2028 e para mais de 100 GW até 2050.

*Com informações do CicloVivo

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), ODS 07 – Energia limpa e acessível e ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.

Leia mais: