O Ministério da Educação (MEC) promoveu o primeiro encontro do Grupo executivo Trabalho Interministerial de Enfrentamento à Violência nas Escolas nesta quarta-feira (12). A reunião contou então com a participação de técnicos de todas as pastas que integram o GT: Justiça e Segurança Pública; Direitos Humanos e da Cidadania; Comunicações; Saúde;  Cultura; Esporte; e a Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República.  

Na reunião foi apresentada uma proposta de cronograma. Assim, o objetivo do encontro foi alinhar propostas para uma política de segurança e prevenção de combate à violência no ambiente escolar. Além disso, segundo o MEC, foram estabelecidas as premissas dos trabalhos, a organização das ações de escuta e contribuição dos ministérios envolvidos. 

Cronograma de trabalho

Os  técnicos do grupo de trabalho devem se reunir semanalmente, mas, a participação dos ministros das pastas envolvidas será na reunião mensal. Assim, a próxima reunião do grupo executivo será em 21 de abril. A reunião desta quarta-feira também definiu a criação de um comitê de acompanhamento para ações urgentes. 

Segundo o MEC, o Grupo de Enfrentamento à Violência nas Escolas tem 90 dias para apresentar um relatório final com uma proposta de ação para a construção de uma política nacional de enfrentamento à violência. 

 *Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC 

Leia mais: