Após o governo de Goiás anunciar medidas para segurança nas escolas, Goiânia e Aparecida de Goiânia também divulgaram, na manhã desta quarta-feira (12), planos próprios de combate à violência na rede municipal. Como a segurança pública é responsabilidade do estado, as medidas anunciadas se restringem a apoio da Guarda Civil, canais para pedido de socorro e videomonitoramento.

Em evento no Paço Municipal, a Prefeitura de Goiânia lançou a operação Escolas sem Violência. A medida basicamente reforça o Programa Anjos da Guarda, lançado no último dia 5, que disponibiliza 105 viaturas e mais de 700 agentes, segundo a Prefeitura, para acompanhar a entrada e saída de alunos nas unidades educacionais. O programa também realiza palestras de combate ao bullying. 

Estiveram presentes no Paço o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o comandante da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM), Wellington Paranhos, e o secretário municipal de Educação, Wellington Bessa. Segundo o comandante da GCM, também está sendo utilizado o Grupo de Operações com Cães (GOK-K9) para identificar armas de fogo e drogas. O trabalho é desenvolvido em parceria com a Polícia Militar de Goiás.

Rogério Cruz, prefeito de Goiânia
Anúncio do prefeito de Goiânia envolve ações já executadas: disponibilização de viaturas da GCM para vistoria e palestras de conscientização em escolas

Região Metropolitana

Também na manhã desta quarta, após reunião com as forças de segurança do município, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia anunciou a implantação de um botão de emergência em todas as unidades de ensino da cidade. Segundo a gestão municipal, 34 unidades já possuem o dispositivo e outros 300 botões serão instalados, contemplando todas as 94 unidades educacionais.

Segundo a Prefeitura, o sistema é todo interligado com o videomonitoramento da cidade, onde as imagens são transmitidas para a central e é acionada uma viatura da Guarda Municipal. Outra medida que já está sendo adotada é o videomonitoramento. De acordo com a gestão do município, todas as 94 unidades de ensino contam com mais de 1,5 mil câmeras de vigilância distribuídas dentro e fora das unidades. 

Leia mais:

O anúncio das medidas foi feito pelo prefeito Vilmar Mariano (Patriota) e pelos secretários de Educação e Segurança Pública de Aparecida, na Escola em Tempo Integral Darcy Ribeiro, no bairro Comendador Walmor. 

Assim como em Goiânia, a Prefeitura de Aparecida também realiza palestras em que debate cyberbullying, violência doméstica e sexual, problemas de depressão e ansiedade, entre outros. 

Vilmar Mariano, prefeito de Aparecida de Goiânia
Vilmar Mariano, prefeito de Aparecida de Goiânia

Identificação

Uma tecnologia que faz o reconhecimento dos vasos sanguíneos através da palma da mão está sendo testada na Escola Municipal Rogério Bonifácio, na Vila Sul. Segundo a Prefeitura, o município é pioneiro nessa tecnologia e pretende implantar em todas as unidades de ensino após o final da fase de testes.

Veja as medidas anunciadas:

Goiânia

  • Viaturas da GCM vistoriando saída e entrada de alunos nas escolas municipais
  • Palestras de conscientização contra bullying e outras violências nas escolas

Aparecida de Goiânia

  • Instalação de botões de emergência nas escolas municipais para acionamento da Guarda Civil
  • Câmeras de monitoramento nas escolas
  • Palestras de conscientização contra bullying e outras violências nas escolas
  • Teste de tecnologia nas escolas de identificação de pessoas através de vasos sanguíneos da palma da mão