Nesta segunda-feira (14), um grupo de mulheres formado por prefeitas, deputadas, vereadoras, defensoras públicas e outras profissionais de todo o Estado irá assinar uma carta-manifesto contra a opressão feminina no espaço político e em cargos públicos.

A ação ocorrerá no Plenário da Câmara de Goiânia e marca o lançamento da Frente Intermunicipal pelo Fim da Violência Política de Gênero, projeto desenvolvido pela vereadora Aava Santiago (PSDB). A data escolhida também faz recordação ao assassinato da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, morta a tiros em 2018. 

O evento faz parte das ações voltadas ao Dia Internacional da Mulher, com atividades que começaram no dia 4 e se estendem até 26 de março. 

A vereadora Aava Santiago comentou sobre o projeto. “Nossa expectativa é fazer reverberar em todas as mulheres atendidas e envolvidas nessa programação a força que temos para agir com total autonomia e ocuparmos todos os espaços que quisermos e que nos é de direito, livres de qualquer tipo de opressão”, disse.

O Dia Internacional da Mulher foi celebrado no dia 08 de março, mas as atividades relacionadas a data começaram no dia 04 e se estendem até  26 de março. A programação é gratuita e inclui ações de promoção da dignidade menstrual e combate à violência contra a mulher,além de atividades de promoção social e saúde femininas. 

Para conferir o que ainda será realizado é preciso acessar o perfil da Ouvidoria da Mulher (@ouvidoriadamulher) no Instagram.

Leia mais: