Após o enfrentarem o desrespeito de um desembargador durante força-tarefa para fiscalizar o uso de máscaras na orla de Santos, dois guardas municipais foram homenageados, nesta segunda-feira (20), pela Prefeitura, pela conduta exemplar que apresentaram na ocorrência.

Os guardas civis municipais Cícero Hilário Roza, 36 anos, e Roberto Guilhermino da Silva, 41, receberam medalhas, na presença de seus familiares, com a inscrição “Homenagem da Cidade de Santos”. Ainda receberam flores a esposa de Guilhermino e a filha de Hilário, que também estava acompanhado de mais dois filhos.

As medalhas foram entregues pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa. Também acompanharam a homenagem integrantes do comando da Guarda Civil Municipal.

De acordo com o guarda Roberto Guilhermino, que atua há 18 anos na corporação, a calma demonstrada na abordagem é comportamento adquirido com a experiência.

“Prestamos apoio a outros órgãos, algumas ocorrências que envolvem, por exemplo, pessoas em situação de rua e também apoiamos abordagens a pessoas que fazem uso de medicamentos. São situações que adquirimos experiência para lidar com situações comportamentais diversas. A gente tem que saber fazer a separação que, por trás do homem, existe um profissional capacitado para lidar com situações de tensão”.

Cícero Hilário, cuja tranquilidade não foi abalada nem diante das mais duras palavras do munícipe, comentou que o aborrecimento momentâneo abriu espaço para o orgulho dos familiares.

“Quando cheguei em casa, depois do ocorrido, estava chateado. Minha esposa tinha visto o vídeo, minha filha estava triste com o tratamento que recebi. Depois da repercussão, vizinhos, amigos e familiares começaram a mandar mensagens de apoio e, de uma tristeza, o sentimento mudou. A gente vê que uma postura nossa gerou admiração, nosso trabalho foi reconhecido e isso trouxe orgulho para minha família”.

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa comentou que o episódio despertou uma consciência coletiva de respeito ao próximo. “De uma conduta inadequada de um cidadão, pudemos ver uma conduta exemplar dos nossos guardas. Postura, calma, tranquilidade e paciência na condução da ocorrência despertaram em muitas pessoas o entendimento do trabalho de vocês que estão nas ruas, se expondo, para salvar a vidas das pessoas, já que o uso de máscaras salva vidas”.

O prefeito e o secretário de Segurança Pública de Santos, Paulo Alexandre Barbos e Sérgio Del Bel, prestigiaram a cerimônia (Foto: Secom/Santos-SP)

O secretário de Segurança de Santos, Sérgio Del Bel, que foi mencionado pelo desembargador na “carteirada”, também compareceu à homenagem aos guardas. Assista a seguir a solenidade de homenagem aos guardas municipais

Entenda

Durante força-tarefa realizada sábado (18) na orla de Santos, o guarda Cícero Hilário acabou desrespeitado pelo desembargador Eduardo Siqueira pelo não cumprimento do decreto 8.944, de 23 de abril de 2020, que determina o uso obrigatório de máscara facial.

Cícero estava acompanhado do também GM Guilhermino, que filmou toda a ocorrência pelo celular. O fato se tornou público após circulação de vídeos nas redes sociais e rapidamente o caso alcançou repercussão nacional.

Em nota, o desembargador Eduardo Siqueira diz que o vídeo é verdadeiro, mas alega que foi tirado de contexto, e que passou de vítima a vilão no episódio.