A Havaianas realiza o programa reCICLO no Brasil desde 2020. Com o programa de logística reversa a marca já reciclou 126 mil pares de sandálias no país. Assim, realizado em parceria com a TrashIn, o reCICLO ocorre em 200 lojas em 25 estados e no Distrito Federal.
A TrashIn é uma startup especializada na gestão de resíduos e logística reversa. Junto com a havaianas, a marca conscientiza os consumidores sobre o descarte adequado de chinelos sem utilidade que iriam para o lixo comum. Mas o processo de reciclagem começa nas lojas Havaianas e passa por cooperativas.
Em seguida, os chinelos são lavados e ganham novo ciclo de vida, transformando-se em pisos, pneus de carrinho de mão, revestimentos para mobiliário. Além de acessórios, como vasos, bolsas, carteiras e estojos. Mariana Rhormens é diretora de Marketing da Havaianas Brasil e destacou que a parceria com as cooperativas gera renda adicional para mais de 2 mil famílias, além, ainda, do impacto positivo para o meio ambiente.
“O Havaianas reCICLO é um programa que nos dá muito orgulho, com impactos socioambientais positivos, como a nossa rota logística estruturada para ser carbono neutro, com coletas de bicicleta em algumas lojas e com compensação do carbono emitido pelos outro modais, por meio do plantio e da preservação de árvores na Amazônia”, contou.
Resultados positivos
De acordo com a Havaianas, o programa reCICLO beneficia diretamente mais de 2 mil famílias no Brasil. O impacto para o meio ambiente inclui 44,2 toneladas de lixo descartado adequadamente em vários estados, portanto, a prática evita a liberação de dióxido de carbono (CO₂) na atmosfera.
A empresa possui mais de 395 pontos de coleta em suas lojas. No entanto, a Havaianas também trabalha na divulgação de práticas sustentáveis em parceria com Menos 1 Lixo, canal que oferece conteúdos gratuitos educativos sobre sustentabilidade. Então, a empresa mantém em seu site informações sobre sua política de sustentabilidade e as lojas que têm o coletador para descartar o chinelo usado.
Wagner Andrade, CEO da Menos1Lixo, comentou que as empresas têm o dever de cooperar com a transição para o consumo sustentável.
“As empresas têm um papel chave na transição ecológica que precisamos percorrer como humanidade, e o Havaianas reCICLO é uma demonstração clara da intenção e ação da marca. E como toda boa história, precisa ser propagada”, disse.
*Com informações do portal CicloVivo
Leia mais: