A Pontífica Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) recebe, nesta quinta e sexta-feira, 19 e 20, o VII Congresso Internacional Territórios Sustentáveis (CITS). O foco principal da edição de 2023 está na questão climática e suas implicações, abordando tanto as medidas de mitigação quanto de adaptação em âmbito nacional e internacional.
Destaca-se a análise da eficácia das políticas públicas de combate às mudanças climáticas à luz da proteção dos direitos fundamentais. A importância do debate sobre as mudanças climáticas e seu impacto na sociedade é evidenciada. Além disso, a necessidade de implementação de medidas e políticas públicas, em conformidade com os compromissos estabelecidos no Acordo de Paris de 2015.
Serão abordadas também as discussões em andamento no Congresso Nacional relacionadas à redução do desmatamento e ao desenvolvimento do mercado de carbono. Confira a programação:
Primeiro dia – 19 de outubro
A abertura do evento está marcada para 9h, no Teatro da PUC, Campus V. Às 9h30, haverá a palestra magna com a secretária de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente, Ana Toni, e ‘As respostas brasileiras frente às mudanças climáticas’, com o advogado e ambientalista, Fábio Fieldmann.
Em seguida, ocorrerá a Mesa Redonda 1. Às 10h15, com o tema ‘O Cerrado e as NDC’s brasileiras’ e mediação da professora doutora da PUC Goiás, Luciane Martins de Araújo. Às 10h45, haverá a discussão sobre ‘As NDC’s brasileiras, meio urbano e direitos fundamentais’ com o professor doutor da PUC Goiás e UFG, José Antônio Tietzmann e Silva. Debate e encerramento será às 11h15.
No período vespertino, terá a Mesa Redonda 2, com abertura às 14h e encerramento às 16h. Confira a programação complta:
Segundo dia
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança Climática
Leia mais: