Uma mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu o Dia dos Professores neste domingo (15). De acordo com o mandatário, a educação é o caminho do futuro do país e que são estes profissionais que irão construir o futuro.

Além disso, Lula condenou os quatro anos de gestão de Jair Bolsonaro e a forma como o ex-presidente tratou a educação no País.

Leia mais: Professores enfrentam desafios para lidar com ataques virtuais

“Estamos recuperando o orçamento da área. Já reajustamos o repasse para alimentação escolar e as bolsas de pesquisa, e estamos lutando com união para consertar o estrago feito nos últimos anos pelo governo anterior e pela pandemia”, disse Lula no X, o antigo Twitter.

Ademais, o ministro da Educação Camilo Santana também foi às redes sociais deixar uma mensagem aos professores.

Leia mais: MEC diz que tem como uma das metas a valorização dos professores

“Toda minha admiração e respeito a uma das mais nobres profissões. Deixo meu abraço e desejo um feliz Dia das Professoras e dos Professores a vocês, que dedicam a vida a aprender, ensinar, acolher e, assim, transformar realidades”, diz o ministro no “tuíte”.

De 2019 a 2022, Bolsonaro realizou quatro trocas no comando do MEC. Ricardo Vélez Rodriguez, Abraham Weintraub, Carlos Alberto Decotelli, Milton Ribeiro e Victor Godoy estiveram à frete da Pasta de Educação.

O primeiro governo de Dilma Rousseff, de 2011 a 2014, teve dois ministros da Educação: Fernando Haddad e Aloizio Mercadante. De 2015 a 2018, ou seja, antes e depois do impeachment da petista, Henrique Paim, Cid Gomes, Renato Janine Ribeiro, Aloizio Mercadante, Mendonça Filho e Rossieli Soares assumiram o MEC.

*Este conteúdo está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ODS 04 – Educação de Qualidade para Todos

Leia mais

Estudantes resolvem quase 10 milhões de desafios em plataforma de ensino do Governo de Goiás

Escolas do Futuro abrem inscrições para programa de capacitação de mulheres que desejam empreender

Instituto Federal Goiano abre processo seletivo para vagas em cursos superiores