Um hipermercado de uma rede nacional, localizado na avenida S1, no Setor Serrinha, região sul de Goiânia, foi interditado na tarde desta segunda-feira (6).

A interdição foi feita durante fiscalização de equipes do Procon Goiás, Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra o Consumidor (Decon) e a Vigilância Sanitária Municipal. Entre as irregularidades constatas estão armazenamento de alimentos fora da temperatura adequada, como sorvetes derretidos e produtos vencidos.

De acordo com o gerente de fiscalização do Procon estadual, Marcos Rosa, o que mais surpreendeu as equipes foi a situação em que se encontravam fraldas geriátricas e infantis. Segundo ele, as embalagens estavam em contato direto com poeira e até mesmo com veneno para insetos.

“As fraldas estavam em contato com a poeira, fezes de animais. Inclusive algumas estavam em contato direto com inseticidas, o que nos chamou bastante a atenção, visto que, normalmente, estes produtos são utilizados por crianças e por adultos”, ressalta.

Ainda de acordo com Rosa, com a interdição do estabelecimento, os produtos encontrados com irregularidades serão inutilizados e descartados em um aterro sanitário. A empresa responderá a processo administrativo, passível de aplicação de multa que varia entre R$ 558,00 a aproximadamente R$ 8 milhões.

“O valor desta multa é aplicado de acordo com três critérios: porte econômico da empresa, a gravidade da infração e se a empresa é reincidente”, explica o gerente do Procon.

A Polícia Civil (PC) abrirá inquérito para investigar se houve crime contra as relações de consumo. O hipermercado permanecerá fechado até o cumprimento das normas estabelecidas pela vigilância sanitária e após vistoria. A reportagem da 730 tentou contato com a assessoria do Grupo Pão de Açúcar, mas as ligações não foram atendidas.

Com informações da repórter Giuliane Alves