A Organização das Nações Unidas (ONU) media um tratado para combater a poluição plástica nos oceanos com 175 países. Pois especialistas destacam que a poluição plástica anual chega a 12 milhões de toneladas nas águas que circulam todo o planeta.
Por isso, então, a ONU costura um acordo para que os países proíbam a comercialização do plástico descartável e adotem com mais efetividade atividades de reciclagem e reutilização. Segundo reportagem do jornal O Globo, com dados da ONG WWF e do Banco Mundial, 85% de toda a poluição dos oceanos é formada por plástico.
A poluição anual chega a 12 milhões de toneladas, mas a estimativa das ongs que monitoram a situação indica que chegará a 37 milhões de toneladas em 2040. As duas entidades mostram que o Brasil é o quarto maior consumidor de plástico do mundo, com a comercialização de 11 milhões de toneladas por ano. Mas o maior problema é que apenas 1,2% desse total é reciclado no país.
Se aprovadas, então, as metas do tratado deverão ser compromisso de todos os países signatários do documento nos próximos anos. A nova rodada de negociações para o tratado ocorrerá entre 23 e 29 de abril, no Canadá. A reunião será a quarta e penúltima, segundo o cronograma da ONU.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 14 – Vida na água.
Leia mais: