Nesta segunda-feira (5/7), a Rádio Clube de Goiânia comemora 79 anos de fundação, história, tradição, pioneirismo e evolução que marcam a história de quem testemunhou e narrou a história de Goiás ao longo de quase oito décadas. Goiás cresceu ouvindo a Rádio.

Em 2021, as comemorações abrem o último ciclo de 12 meses na preparação para as festividades de 8 décadas de um legado que hoje está sob responsabilidade e curadoria da Rádio Sagres. A primeira rádio de Goiás deu voz, foi ouvida e acompanhou as principais mudanças culturais e tecnológicas. Hoje não estamos aqui apenas para enaltecer as glórias do passado, mas celebrar a superação do presente e a construção de um futuro ainda mais promissor.

Reconhecido pelo radinho no estádio, em casa e no carro, a Rádio renova formatos, plataformas, linguagens e segue sua transmissão de forma multimídia via internet, aplicativos e até na televisão. Nas ondas hertzianas, também já foi Rádio K e Rádio 730 e agora tem no nome Sagres, os princípios, os propósitos e os valores que orientam as novas rotas do conhecimento pelos oceanos da informações e da educação.

A Sagres realiza uma série documentário contando esta trajetória com destaque para grandes momento ao longo de quase oito décadas. Os primeiros passos da transmissão radiofônica oficial do estado foram dados no dia 5 de julho de 1942. A primeira transmissão ocorreu durante a programação festiva do Batismo Cultural da nova capital pela ZYG-3, que mais tarde, marcaria época como Rádio Clube de Goiânia S/A.

A criação foi idealizada ainda em 1941 quando o prefeito de Goiânia, Venerando de Freitas Borges, se encontrou com Assis Chateaubriand, que sugeriu a ele que implantasse uma emissora de rádio na nova capital de Goiás. A radiodifusão representava um símbolo de modernidade na primeira metade do século XX.

A Rádio Clube, o jornal Folha de Goyaz e a TV Rádio Clube passaram a integrar os Diários Associados, a maior rede de comunicação da América Latina durantes a década de 1940 até meados da década de 1970. Com a venda da TV, a Rádio Clube e a Folha de Goyaz ficaram sob administração de Wibsen de Castro. A emissora de rádio estava ainda na frequência 1320 AM:

Depois de quase fechar as portas até meados dos anos de 1990, a Rádio Clube de Goiânia foi reinaugurada no dia 1º de dezembro de 1997, com o nome fantasia Rádio K do Brasil. O novo dono era Jorge Kajuru, que levou sua equipe – as já conhecidas Feras do Kajuru, que já havia atuado pela Rádio Difusora e estava na Rádio Brasil Central. Houve uma reformulação na programação e as Feras do Kajuru provaram que seria possível manter uma emissora com conteúdo, exclusivamente, de notícias e Esporte. Confira:

A cassação da Rádio K do Brasil, pela 12ª vez, agora de forma definitiva, causou mudanças irreversíveis para uma nova configuração da Rádio Clube de Goiânia. No dia 17 de novembro de 2003,  sob nova direção, mudou mais uma vez de nome. Depois de escolha popular, os fiéis ouvintes elegeram “Rádio 730 AM” como a nova marca da emissora. 

A equipe de esportes continuou com os principais nomes do estado e manteve a hegemonia na audiência, sob coordenação de Charlie Pereira. No jornalismo, passou a iniciar um processo de inclusão de novos quadros em uma equipe que agregava consagrados apresentadores e comentaristas, sob coordenação de Altair Tavares. E marcou época com destaque à cobertura política independente e muita proximidade com as demandas das cidades. Eram marcantes programa como A Hora da Verdade, na política, e A Cidade Fala ou Cidade Urgente.

A adaptação aos novos tempos foi liderada pela atual gestão desde 2016 em um profundo processo de debates internos, que chegou à conclusão no dia 22 de fevereiro de 2018, com a inauguração da Rádio Sagres 730. O novo formato promoveu mais do que uma programação mais próxima do ouvinte, mas também a inclusão da Rádio no Sistema Sagres de Comunicação. A Rádio voltava a se integrar a uma TV aberta e um Jornal, agora digital – Sagres Online. Além do portal sagresonline.com.br, o lançamento marcou o início dos trabalhos da Sagres TV e da Escola Sagres de formação.

Os novos caminhos já apresentavam em 2018 dois grandes desafios: a cobertura da Copa do Mundo FIFA 2018, na Rússia, e as eleições daquele ano para governador de Goiás e a presidência da República. Os resultados foram imediatos e as duas coberturas foram pontos cruciais na precoce consolidação da marca. Reconhecida inclusive pela concorrência. Continuou seu papel de informar e promover o desenvolvimento humano com coberturas de mais uma eleição, dessa vez municipal, em 2020, e a pandemia, que mudou os rumos da vida de todo mundo.

2020 foi o ano de alianças globais. O Google Brasil reconheceu a relevância da Sagres como um referência na produção de conteúdo local. Também assumimos o compromisso junto a ONU na divulgação e promoção da Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A nossa programação está alinhada aos conteúdos que sejam capazes de promover o desenvolvimento humano, o desenvolvimento econômico sustentável e a preservação do meio ambiente.

Mesmo em ano de turbulência com a propagação da Covid-19, a Sagres segurou o leme e direcionou o conteúdo para informar cada um que escolheu a emissora como fonte de informação confiável. Acumulamos números expressivos de audiência no rádio e em nossas plataformas digitais: Sagres Online e em nossas redes sociais como Youtube, Aplicativo, WhatsApp, Instagram, Facebook, entre outras superando a marca de 40 milhões de pessoas alcançadas.

Em 2021, seguimos o nosso caminho com o propósito de informar, conscientizar e promover a tradição iniciada em 5 de julho de 1942 com propósito, sustentabilidade, valores, boas notícias e acreditando que podemos, a partir de um jornalismo construtivo, ser parte de uma sociedade justa, humana e Em Tom Maior…