Atenção: Esta matéria contém SPOILER. Sugiro que assista o filme antes de ler para não perder o encanto e a magia que ele proporciona, se possível assista em 3D.

É um filme 100% fan service! Se você não assistiu todos os filmes do “Miranha” lançados a partir de 2002, com certeza não terá a mesma sensação e emoção, o que é uma pena! Mas caso não tenha assistido, vai gostar, porém o sentimento de nostalgia e carinho pelo longa fará falta. A Marvel entregou todo o seu coração neste filme como foi em Vingadores: Ultimato.

Leia também: Nova temporada de The Witcher é o destaque desta semana nos streamings; confira as dicas

Em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (o que amarra o título nos últimos minutos do filme), estreou nos cinemas dia 15 de dezembro de 2021 interpretado por Tom Holland, o “teioso” da nova geração. Com a versão madura e sombria do personagem assumindo a responsabilidades por seus atos, diferente dos filmes anteriores em que agia como um “garoto”, Parker terá que lidar com as consequências após ter sua identidade revelada mundialmente e lidar com o multiverso após pedir ajuda para o Doutor Estranho.

Peter pede para Strange apagar a memória da população, exceto dos seus entes queridos, sendo assim, interferindo na runa (que nos foi apresentada inicialmente em WandaVision).

SPOILER

Uma “surpresa já esperada” pelos fãs chegou logo nos primeiros 10 minutos de filme, Matt Murdock (Charlie Cox) da série Demolidor (disponível na Netflix) como advogado de Peter Parker. Após a revelação de que Peter é o Homem-Aranha, o amigo da vizinhança precisou de um bom advogado para resolver seus b.o.’s perante a lei. Como não havia provas foi inocentado, exceto pelo público. O demônio de Hell’s Kitchen, agora faz parte do universo cinematográfico dos Vingadores, lembrando que em Gavião Arqueiro (disponível no Disney Plus), o Rei do Crime Vincent D’Onofrio foi confirmado no penúltimo episódio da temporada.

No primeiro ato temos Peter desesperado para lidar com sua identidade revelada. A volta do elenco, Alfred Molina como o Doutor Octopus e de Willem Dafoe como o Duende Verde, do Homem-Aranha de Tobey Maguire (2002) fechando uma aliança sinistra com os vilões do Homem-Aranha de Andrew Garfield.

O que já era esperado e aqueceu o coração dos fãs, levando o cinema à loucura com o retorno dos “Homens-Aranhas” dos dois universos! (Eu chorei!). A dona MCU atendeu nossos pedidos com os “Miranhas” no último filme da trilogia além dos vilões, mas também a TRILHA SONORA! Sim, senhoras e senhores, a trilha sonora de Tobey Maguire está presente no filme.

Todos os momentos deixam o telespectador arrepiado, entretanto a cena da Tia May nos braços do Peter Parker, com a frase emblemática “com grandes poderes, vem com grandes responsabilidades”, sendo repetida pelo trio aranhas não tem preço.

O longa contém dois pós-créditos, o primeiro com a aparição de Venom e o segundo o Doutor Estranho e Wanda. O que tenho a dizer do filme? Simplesmente incrível, obrigada Marvel por proporcionar o multiverso.

Futuro da MCU

O final melancólico do Homem-Aranha 3 define o futuro do personagem que já conhecemos. Peter Parker pobre, sozinho, em um apartamento simples (melhor que o de Tobey Maguire) recomeçando a sua vida, voltando aos eixos como nas HQ’s. Sua identidade totalmente desconhecida, até mesmo pelos vingadores. Um restart solitário do aranha com todas as lembranças, porém ninguém se recorda dele. Se o acordo entre a Sony e a Marvel permanecer, teremos mais do Homem-Aranha nos próximos filmes, maduro e responsável, diferente do Peter jovem livre das responsabilidades.

Mas como será a memória dos vingadores já que o amigo da vizinhança ajudou na luta contra o Thanos? Tudo indica que estão cientes de sua participação, mas não sabem sua identidade.

Ao longo dos últimos filmes da Marvel, já esperávamos que a história iria mexer com o multiverso, ainda mais após as runas apresentadas por Wanda em WandaVision e Doutor Estranho, mas a grande questão eram as consequências. Após o último filme do teioso, a narrativa da Marvel começa a se desenhar, afinal são vários pontos deixado em diversos filmes que no fim, e sempre se amarram. Entretanto, a deixa da segunda cena do pós-créditos já traz algumas reviravoltas e algumas peças começam a se encaixar. Mas como Stephen vai lidar com um fragmento de sua memória perdida? O motivo que o levou a criar a runa ?

No caso de Doutor Estranho no multiverso da Loucura, estrelado por Benedict Cumberbatch será o 28º filme da Marvel. Segundo a sinopse divulgada até o momento, o Dr. Estranho liberta um indescritível e enfrenta um amigo tornando inimigo. No elenco também temos, personagens conhecidos e estão confirmados no longa, como Wong (Benedict Wong), Christine Palmer (Rachel McAdams) e Mordo (Chiwetel Ejiofor).

No longa, há ligações com WandaVision, Loki e com o novo filme do Homem-Aranha 3. Multiverso da Loucura vai expandir o papel do Doutor Estranho no MCU e nos contar qual a verdadeira a responsabilidade Stephen Vincent Strange no caos do Multiverso.