O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), no Parque Acalanto, em Goiânia (antigo Hospital do Servidor) será inaugurado pelo governo estadual nesta segunda-feira (7). A unidade de saúde opera desde o final de dezembro de 2021 para atendimentos ambulatoriais e a partir da segunda quinzena de janeiro como pronto-socorro.

O local terá demanda de pediatria, que antes era concentrada no Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI), que agora é destinado, exclusivamente, a atendimentos de neonatologia e obstetrícia, tornando-se o Hospital Estadual da Mulher (Hemu).

O Pronto-Socorro funciona durante 24 horas, todos os dias da semana. O prédio contará, a partir de segunda-feira (7), com uma sala de vacinação exclusiva para a imunização de crianças com idade entre 5 e 11 anos, contra a Covid-19, aberta de segunda a sábado, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

A inauguração do hospital estava prevista anteriormente para o dia 18 janeiro, mas foi adiada em consequência do quadro de saúde do governador de Goiás Ronaldo Caiado (DEM), que sentiu sentir febre e dores um dia antes.

Estrutura

Segundo o governo, a capacidade plena do hospital é para 146 leitos. Desse total, 116 são Unidades de Internação Clínica e Cirúrgica e 30 correspondem a leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Nessa primeira fase de implantação, a unidade já atende com 58 leitos de enfermaria e 30 leitos de UTI, sendo, atualmente, 10 destinados a pacientes em tratamento contra a Covid-19. Gradativamente, esse número será expandido.

Foto: SES

A equipe técnica do Hecad é composta por mais de 500 profissionais, sendo 70 médicos. A estrutura conta com 12 consultórios, que funcionam das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, além de ambientes únicos como fraldários, brinquedoteca com acompanhamento pedagógico, monitorização, capela ecumênica e espaço de acolhimento familiar.

Números de atendimentos

Desde que entrou em funcionamento, no dia 20 de dezembro do ano passado, até o último dia 2, o Hecad já realizou 2.683 atendimentos, sendo 1.950 de urgência/emergência; 398 na modalidade ambulatorial e 335 internações.

Até o dia 2 de fevereiro, a unidade atendeu pacientes oriundos de 148 municípios, sendo a maioria, residentes em Goiânia, 1.508, e Região Metropolitana (Aparecida de Goiânia, 384, Senador Canedo, 66, Trindade, 62 e Goianira, 40). Além disso, as equipes prestaram assistência, ainda, a 10 crianças de outros Estados, como Paraná, Rio Grande do Norte, São Paulo, Mato Grosso, Bahia e Alagoas.

Por meio da assinatura de um contrato emergencial, o Hecad é administrado pela Organização Social (OS) Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir). O prédio foi adquirido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) por R$ 128,8 milhões.

O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) está localizado na Avenida Bela Vista, n° 2. 333, Parque Acalanto, Goiânia, Goiás.

Rodrigo Melo é estagiário do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a PUC Goiás, sob supervisão da jornalista Thaís Dutra.

Leia mais:

Ministério da Saúde prorroga prazo para incentivos à Atenção Primária

Militares na Saúde cuidaram de contrato e distribuição falha de vacina infantil

Ômicron sobrecarrega unidades de saúde e gera onda de agressões a profissionais