O Conexão Sagres desta semana faz um resumo das principais notícias de Goiás. Confira a lista das matérias com maior repercussão entre os dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro.

  • Goiás planeja realizar Dia D em fevereiro para aumentar cobertura vacinal;
  • Vanderlan diz que Caiado precisa investir em 2022 para melhorar avaliação do governo;
  • “Prefeito se comprometeu a resolver problema no aumento do IPTU”, diz Clécio Alves;
  • “Este ano deve ser mais tranquilo em relação aos projetos na Assembleia”, afirma Lissauer Vieira;

Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) informou, que 82% dos internados com Covid-19 nas unidades estaduais de saúde de Goiás não se vacinaram ou não completaram o esquema vacinal. Diante desses números, o Estado planeja a realização de um Dia D para reforçar a imunização em Goiás. A princípio, a data do Dia D está prevista para 19 de fevereiro, mas será confirmada.

“Temos hoje cerca de 63% de população geral completamente imunizada. O que nos preocupa é que 2 milhões ainda não completaram o esquema vacinal ou não tomaram a dose de reforço. Estamos trabalhando com os municípios sobre o que fazer, como um Dia D estadual para que todas as cidades se mobilizem, e o Estado também, para melhorar essa cobertura”, afirmou a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorin.

A gestão do governador Ronaldo Caiado (DEM) é aprovada por 38,8% segundo pesquisa Serpes/Acieg, divulgada na última quinta-feira (27). A consulta também mostra que 41,9% dos goianos consideram o governo como regular.

Aprovação

A gestão do governador Ronaldo Caiado (DEM) é aprovada por 38,8% segundo pesquisa Serpes/Acieg, divulgada na última quinta-feira (27). A consulta também mostra que 41,9% dos goianos consideram o governo como regular.

Em entrevista à Sagres, o senador Vanderlan Cardoso (PSD) afirmou que para melhorar a avaliação com a população que considera o governo regular, Caiado precisa começar a investir. “Precisa mostrar realmente, neste último ano de governo e o tempo está curto, a recuperação imediata de muitas estradas e projetos mais macros para o nosso estado”, detalhou.

Vanderlan explicou que Caiado assumiu o governo de Goiás com uma situação fiscal complicada, mas que a entrada no Regime de Recuperação Fiscal e a flexibilização do teto de gastos, além do aumento na arrecadação, possibilitam o ”investimento macro” no estado.

IPTU

O aumento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) para os moradores de Goiânia, com o novo Código Tributário, tem sido a pauta neste início de 2022. Diante disso e das críticas feitas pela população à Câmara de Goiânia e ao Paço Municipal, o vereador Clécio Alves (MDB) disse em entrevista à Sagres, que o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), convocou uma reunião com os parlamentares da base e se comprometeu a resolver este problema.

“Isso porque, com certeza, nenhum vereador da base ou da oposição está confortável, porque vivemos um momento de crise em todo o mundo e naturalmente o contribuinte não tem condições de arcar com altos valores de qualquer que seja o imposto ou taxa”, explicou o vereador.

Alego

Diante de empecilhos para a conclusão da nova sede da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o Palácio Maguito Vilela, o retorno dos trabalhos da casa, previstos para o próximo dia 15, foi prorrogado para o dia 3 de março. Em entrevista à Sagres, o presidente da Alego, deputado estadual Lissauer Vieira (PSB), afirmou que não há nenhum projeto de urgência para ser votado, pois matérias “importantes” foram aprovadas nos anos anteriores. “Eu acho que este ano vai ser um pouco mais tranquilo no que tange às matérias oriundas do executivo”.

Por isso, o deputado disse acreditar que não há problema na extensão do recesso dos parlamentares, mas que se necessário for, todos voltam imediatamente de maneira remota. “Foi prorrogado por mais 15 dias e dentro desses dias tem o feriado de carnaval, então, na verdade, estamos perdendo três sessões legislativas, que podemos repor no mês de março com tranquilidade”, informou.

Rodrigo Melo é estagiário do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a PUC Goiás, sob supervisão do jornalista Thaís Dutra.

Leia mais:

87% dos médicos dizem ter pegado Covid nos últimos dois meses

Grupo faz novo protesto no Paço Municipal contra mudanças na cobrança do IPTU

Tom dos vereadores em relação ao secretário de Governo ficou insustentável”, diz Leandro Sena