A pandemia acelerou as transformações que já estavam acontecendo no mercado de trabalho. Diante disso, o relatório do futuro do trabalho pelo Fórum Econômico Mundial, apontou algumas habilidades que os profissionais precisam desenvolver para acompanhar as mudanças e novas demandas.
Para a especialista em Estratégia de Carreira, Rebeca Toyama, em 2025, metade do trabalho em todo o planeta será executado por máquinas, e a outra por humanos, ou seja, 50% do tempo gasto em tarefas atuais no trabalho por pessoas e robôs será igual.
“Cabe a nós enquanto seres humanos se preparar para este cenário. É um cenário que vai ter muita tecnologia. A gente ainda não tem noção das funções que existirão, o mercado ainda está sendo construído. A pandemia veio trazer uma aceleração para isso”, afirma.
Para Toyama, um fator que não está ao alcance das máquinas no mercado de trabalho é a criatividade. “É entender o que uma sociedade que está carente por conta de uma pandemia, que está carente por conta de uma revolução industrial, como a gente pode ser útil? A gente vai precisar encontrar formas de atender essas necessidades. A oportunidades estão nas necessidades que a sociedade vai apresentar daqui para frente”, avalia.
Segundo a especialista, com a presenã cada vez maior das tecnologias nas forças de trabalho, o diferencial no futuro será a capacidade de sermos humanos.
“Se a pessoa estiver caminhando para competir com um robô, com um computador, cancela. Não vai dar, eles vão ser melhores que a gente em armazenar conhecimento, dar respostas mais exatas. Então tudo o que tiver complexidade e contato humano, são carreiras que vão ter espaço no futuro, como por exemplo vendas. Uma coisa é vender batata, e outra é vender algo de muita complexidade”, conclui.
Ao todo, são 15 as novas habilidades que as pessoas precisam desenvolver até 2025 para acompanhar o ritmo da mudança e responder aos novos desafios. Rebeca Toyama enumera 5 dicas para desenvolver a habilidade de pensamento crítico, análise e inovação.
1- Cuide do corpo para não comprometer sua capacidade de sentir o momento presente. Uma vida equilibrada e saudável, tendo em vista a presença da tecnologia na rotina de trabalho deve ser uma meta. Ergonomia, pausas programadas, ingestão de água, sono de qualidade, adoção de uma dieta balanceada são aliados neste processo;
2- Fique atento à forma como suas emoções interferem em sua análise. Para isso, planeje uma rotina e siga o planejamento. Não respeitar seu espaço pessoal leva a um estresse que prejudica o desempenho profissional;
3- Entenda que sua mente não é você, e sim um instrumento poderoso e você deve aprender usá-lo a seu favor: meditação, relaxamento, yoga, mindfulness, costuma ajudar;
4- Cuidado com o efeito manada e com as fakenews. Ao receber uma informação observe a intenção da fonte e procure fatos que contraponham essa versão. Isso também vale tanto para o trabalho, quanto para vida pessoal. Comentários paralelos, grupos de WhatsApp, redes sociais desconcentram e tiram o foco;
5- Vá além de reproduzir informações. Desenvolva a capacidade de inovar e colaborar com seus pensamentos. Pesquise novos conteúdos, relacione temas já tratados e transforme ideias em ações.
Assista à entrevista a seguir no STM #208