O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia nesta quinta-feira (4) o primeiro teste nacional para realização do Censo 2022, que ocorrerá em junho do ano que vem. Em Goiás, o município de Damolândia foi o escolhido, pela sua localização mais próxima do IBGE e também pela situação pandêmica no local.

Leia também: Anatel realiza leilão do 5G com 15 empresas na disputa nesta quinta-feira (4)

O chefe do IBGE em Goiás, Edson Roberto Vieira, afirmou que o avanço da vacinação na cidade foi importante para a escolha. “Nós ainda estamos em pandemia e nossas equipes vão usar todas os equipamentos de segurança necessários para proteção das nossas equipes e, também, para não serem transmissores da Covid-19. Neste momento, Damolândia é Goiás em relação ao censo de 2022”, detalhou.

Segundo o painel da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), o município de Damolândia imunizou completamente, ou seja, com as duas doses ou vacina de dose única, 61,85% da população vacinável. Em relação à primeira dose, o índice é de 83,03%.

Os testes do IBGE serão realizados em todas as 27 unidades federativas do Brasil por 250 recenseadores, que percorrerão municípios, bairros, distritos ou comunidades escolhidas para representar cada estado. Em Damolândia, serão seis recenseadores.

“É um teste muito importante para anunciar o Censo e testar equipamento, sistema de treinamento, sistema de coleta e equipes. É fundamental que isso seja realizado com êxito para que a gente tenha êxito, também, quando formos realizar o Censo indo a campo em junho de 2022”, afirmou o chefe do IBGE em Goiás.

Os testes também incluem a pesquisa sobre as características do entorno dos domicílios e o modelo misto de entrevistas (presencial, via internet ou por telefone). Os exames ainda avaliam toda a infraestrutura tecnológica preparada para a operação, com os Dispositivos Móveis de Coleta (DMC), semelhante a um smartphone, e os sistemas de captação, transmissão e acompanhamento das informações coletadas.

O lançamento do Censo, em Damolândia, deve contar com o prefeito da cidade, Rogerim (PSDB), o presidente da Câmara Municipal, representantes da Associação Goiana de Municípios (AGM) e da Federação Goiana de Municípios, o Chefe do IBGE em Goiás, Edson Roberto Vieira, e dos Coordenadores e da equipe envolvida no teste.