Maria Conceição da Silva, de 73 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada em Goiás. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado foi quem aplicou o imunizante na moradora de Anápolis. O momento foi celebrado e marca o iníci0o da vacinação contra a Covid-19 em Goiás.

“Vai salvar a vida de todos. Todo mundo precisa e fica com medo. Temos que ficar com medo é da doença. A vacina veio pra salvar a nossa vida”, afirmou Maria, que recebeu um certificado da primeira dose. Agora, ela precisará tomar outra dose dentro de 28 dias.

Foto: Samuel Straioto

Maria está dentro do grupo prioritário que inclui idosos acima dos 60 anos e profissionais de saúde, pessoas com deficiência que se encontram nas instituições de longa permanência (ILPs) e população indígena vivendo em terras indígenas.

O primeiro município a iniciar a campanha foi Anápolis, em retribuição ao gesto solidário da população e da prefeitura em março do ano passado. “É um reconhecimento ao município que recepcionou os brasileiros que estavam em Wuhan, na China, no início da pandemia”, explicou o governador. Anápolis recebeu 6 mil doses da vacina.

Maria tem seis filhos, já trabalhou como doméstica e como gari. Ela ficou cega de um olho, tem problemas de hipertensão e hoje reside no Abrigo dos Velhos Professor Nicéphoro Pereira da Silva, em Anápolis.

Confira o momento em que Maria é vacinada por Ronaldo Caiado:

O prefeito da cidade, Roberto Naves, em entrevista coletiva reforçou que os cuidados para evitar a contaminação pelo novo coronavírus devem continuar mesmo com a imunização. “É isso que a gente espera da população. A gente pede para que cada goiano entenda que esse símbolo que nós temos: hoje, a vacinação só vai fazer efeito no momento em que nós tivermos 30, 40% da população imunizada. Imunizada é diferente de vacinada. Da data de vacinação até a data da imunização plena são 45 dias”.