O aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, recebeu na tarde desta segunda-feira (18) um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com 14 pacientes de Manaus. Os pacientes com Covid-19 foram transportados por ambulâncias do Samu e do Corpo de Bombeiros para o Hospital das Clínicas (HC), que já havia preparado a estrutura.

Um segundo grupo com 18 pacientes deve chegar ainda na noite desta segunda. Eles também serão internados no HC. Segundo a Secretaria de Saúde de Goiás, são leitos extras e não interferem no quantitativo disponível para pacientes goianos.

Os pacientes que estão sendo transferidos estão em estado de saúde moderado, mas dependem de oxigênio. Na operação desta tarde, foram empregadas 5 ambulâncias dos bombeiros e 15 viaturas do Samu.

Foto: Governo de Goiás

Assim que chegarem ao HC-UFG, os pacientes serão encaminhados para leitos de UTI, onde serão avaliados e monitorados durante algumas horas pelos profissionais de saúde. Aqueles que apresentarem sintomas mais graves e necessitarem de cuidados intensivos serão internados na UTI do HC-UFG e aqueles que apresentarem sintomas moderados serão encaminhados para as enfermarias, localizadas no 12º andar do novo edifício de Internações do HC-UFG.

Todos os ambientes são montados com leitos elétricos e com todo o aparelhamento necessário para o tratamento de pessoas com a Sars-Cov-2, como ventiladores mecânicos, oxímetros, bombas de infusão e materiais para ventilação não invasiva. As enfermarias comportam 1 ou 2 leitos, possuem banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, climatização e sistema de segurança por câmera.

Pelo menos 80 profissionais temporários da área assistencial foram recrutados para atuarem na linha de frente no tratamento dos amazonenses. Estes profissionais receberam todo treinamento necessário para a assistência integral aos pacientes de Manaus.