Foto: SagresTV

O Instituto Federal de Goiás (IFG), Campus Goiânia, desenvolve desde o início do ano um dispositivo eletrônica para monitoramento da qualidade do ar. São 10 sensores eletrônicos conectados a uma placa controladora. Cada sensor é responsavel por captar um tipo de gás presente no ambiente, como ozônio, CO2 e monóxido de carbono.

O sistema eletrônico permite a coleta, armazenamento de dados e fazer o monitoramento em tempo real por meio de um smartphone; ou então, basta retirar a memória do equipamento e colocá-la num computador. O professor Carlos Roberto da Silveira Júnior, do curso de Eletrônica, diz que o monitoramento do ar pode ser feito em empresas, e também em em ruas e parques da cidade.

“Num parque, poderemos informar a população sobre quais os horários do dia a qualidade do ar está melhor para um caminhada”, diz.

Confira na reportagem de Silas Santos

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/zI9ITiNIm6E” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}