O Instituto de Gestão e Humanização (IGH) é a Organização Social selecionada para o gerenciamento do Hospital Materno Infantil (HMI). O anúncio foi feito pelo secretário Antônio Faleiros em entrevista coletiva à imprensa nesta sexta-feira. O resultado final foi publicado na última terça-feira (29), no Diário Oficial do Estado. Agora, na próxima fase, o contrato deve seguir tramitação até ser outorgado pela Procuradoria Geral do Estado, o que efetiva a OS como responsável pela administração do hospital. O IGH surgiu na Bahia, onde mantém contratos com o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Salvador para a gerência de dezenas de Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), Núcleos especializados e Centros de Saúde.
O HMI será a terceira unidade da rede própria estadual a ser contratualizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) para a prestação de serviços aos usuários do SUS. A unidade é referência em atendimento pediátrico, neonatal e em ginecologia e obstetrícia de alta complexidade. Conforme informações da Comissão de Contratos de Serviços de Saúde da SES-GO, duas OS se habilitaram, mas uma não atendeu aos requisitos exigidos. A proposta de trabalho do IGH foi considerada adequada ao perfil do HMI, que é uma unidade de urgência e emergência, com núcleos especializados.
O superintendente do IGH é Paulo Bittencourt, especialista em administração hospitalar e ex-diretor das Obras Sociais Irmã Dulce. O representante do IGH em Goiânia é José Rodrigues, que já dirigiu o Hospital Estadual Roberto Santos, o Hospital Santa Izabel / Santa Casa e foi secretário municipal de Saúde de Salvador.
Com informações da Secretaria Estadual de Saúde.