O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE) recebeu o selo de qualidade da Justiça Federal. A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carmem Lúcia, veio a Goiânia para entregar o documento de reconhecimento. Ela, que também é ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), se reuniu com juízes eleitorais goianos e chefes de cartórios. Nos encontros, deu orientações sobre o trabalho que será realizado nas eleições municipais deste ano.

Esta será a primeira disputa eleitoral regida pela Lei da Ficha Limpa. Na avaliação dela, os questionamentos de candidaturas na Justiça, em face disso, podem ser maiores que nas outras eleições.

“Não significa que será também. Por outro lado, tem a facilidade de ter uma Legislação que pega exatamente o que a população está pedindo”.

A presidente do TSE afirma que o selo de qualidade da Justiça Eleitoral, que foi dado ao TRE de Goiás, é o reconhecimento do trabalho que é feito no Estado. “Estou indo a todos os Tribunais pra mostrar que estamos juntos e em Goiás, o Tribunal tem atuado exatamente da maneira que a gente tem pedido”, elogiou.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, Gilberto Marques, afirma que o órgão espera ter mais trabalho neste ano eleitoral por conta da aplicação da Lei da Ficha Limpa. Ele aprova o trabalho do Ministério Público Federal em Goiás, que fiscaliza a prestação de contas dos pré-candidatos. “Ele está se antecipando e tentando evitar que a nossa Corte seja abarrotada de casos dessa natureza. Nosso papel é receber e decidir”.