As 135 paróquias e 400 capelas da Arquidiocese de Curitiba terão o abastecimento pela energia solar da usina inaugurada no mês de maio. A estimativa é que os 2.400 painéis fotovoltaicos gerem 180 mil kWh/mês e reduzam em até 70% as contas de energia das unidades.

A quantidade de energia renovável gerada na usina abastece 700 unidades atendidas pela Companhia Paranaense de Energia (Copel). Por isso, a Usina de Energia Solar Padre Baggio conseguirá essa redução significativa nas contas de todas as paróquias e capelas. 

“Aproximadamente 2/3 de toda a energia consumida nas paróquias e capelas da Arquidiocese será suprido por essa usina de energia fotovoltaica”, afirmou o arcebispo da Arquidiocese, Dom José Antônio Peruzzo. A usina teve então investimento de R$ 6 milhões, de origem da Arquidiocese de Curitiba e de doação da família do Padre Baggio.

Energia solar nas Igrejas de Curitiba ( Foto: José Fernando Ogura/SMCS)
Energia solar nas Igrejas de Curitiba ( Foto: José Fernando Ogura/SMCS)

O projeto gera economia para a Arquidiocese. Mas o arcebispo Dom José Antônio Peruzzo quer que ele incentive as pessoas, empresas e instituições da cidade a investirem também no uso de energia elétrica gerada de fontes limpas e renováveis. “Queremos partilhar a luz, que nunca falta a luz elétrica e a luz do alto para vivermos a eternidade”, disse.

*Com CicloVivo

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 07 – Energia limpa e acessível.

Leia mais: