O incêndio que atinge a Chapada dos Veadeiros no nordeste goiano e que já chegou ao Parque Nacional da região ainda não traz riscos aos visitantes. É o que assegura o coordenador da força-tarefa, capitão do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBM-GO), Luiz Antônio Dias Araújo, em um vídeo gravado na noite desta terça-feira (21). Ele afirma que dois focos chegaram ao parque pela Fazenda Cascata e pela Ponte de Pedra.

“Esses dois focos adentraram ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e estão cerca de 60 quilômetros distantes da área dos atrativos turísticos, portanto não oferecendo risco, até o momento, aos turistas. O Parque permanece com a visitação sem comprometimento”, afirma o capitão do CBM-GO.

Além dos Bombeiros de Goiás e do Distrito Federal, brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Prevfogo e brigadas voluntárias permanecem atuando em todas as frentes de incêndio na região, e os trabalho seguem noite adentro. Há ainda reforços do Rio de Janeiro e de Rondônia.

“As condições climáticas aqui, principalmente umidade relativa do ar e velocidade do vento têm dificultado muito esse controle das chamas nos fazendo ter que traçar estratégias novas dia a dia”, complementa Araújo.

O incêndio na região da Chapada dos Veadeiros começou no último dia 12 de setembro, no Vale da Lua. Segundo a estimativa mais recente do Corpo de Bombeiros, ainda com dados de domingo (19), o fogo já consumiu mais de 18 mil hectares de vegetação, o que equivale a uma área do tamanho de 18 mil campos de futebol.

Terra Ronca

Um outro grande incêndio atinge o Parque Estadual Terra Ronca desde a última quinta-feira (16), também no nordeste goiano. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar, da Brigada Aliança da Terra e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-GO)combatendo as chamas na região.

Incêndio atinge Parque Estadual Terra Ronca (Foto: CBM-GO)

De acordo com os Bombeiros, foram atingidas a região da nascente do Rio São Vicente, Serra Geral de Goiás e a caverna do Rio São Mateus. Cerca de 15% da área do Parque, o que equivale a aproximadamente 9 mil hectares, equivalente a 9 mil campos de futebol, já foram consumidos pelas chamas.

Ainda segundo os Bombeiros, as atividades continuam. Os incêndios estão em uma região com relevo de difícil acesso e a ação dos ventos estão dificultando o combate às chamas. Neste momento são 26 pessoas no combate, entre elas Bombeiros Militares, brigadistas e funcionários da Semad-GO.