O “Grupo da Morte” da vez abre a Copa 2014 logo com o duelo entre os dois times europeus, de tradição, um confronto de cinco títulos mundiais. Inglaterra e Itália se enfrentam na Arena Amazônia, às 19h, e mais do que medirem forças, terão também que enfrentar um adversário mais complicado: a temperatura, com uma máxima prevista de 34 °C, mas com o alento da possibilidade de chuva.

As duas Seleções se prepararam para isso, inclusive com os ingleses treinando com três camadas de roupas, em momentos da preparação, para simular o desgaste na hora da partida em Manaus. Depois de alguns maus entendidos e troca de farpas entre ingleses e o governo amazonense, o clima de recepção foi positivo e o momento é de muita confiança, conforme demonstra o astro Wayne Rooney, que acredita muito no grupo.

“É provavelmente a melhor equipe com a qual já estive envolvido, e é fantástico fazer parte dela. Estou ansioso por este torneio e pelo futuro com a Inglaterra, porque ele certamente parece ser brilhante. É empolgante, acho que os jogadores mais jovens na equipe trazem muito mais energia e empolgação e é fantástico fazer parte disso”, explicitou Rooney.

Os italianos também não ficam atrás no quesito juventude e tem no time, por exemplo, o volante Verrati e o atacante Balottelli como principais portadores dessa bandeira. Entretanto, o que eleva o perigo é a mescla com jogadores experientes, como Pirlo e Buffon, que já conquistaram o Mundial em 2006 e querem repetir o feito. O técnico Cesare Prandelli se anima com essa mescla e projeta uma seleção exuberante.

“É genial também ter o entusiasmo e a criatividade proporcionadas pelos jogadores jovens, que sempre sonharam em jogar um Mundial. Eles trazem um pouco de exuberância à equipe e podem fazer algo inesperado. Nós refrescamos a seleção e isso é exatamente o que buscamos para este Mundial”, revelou Prandelli. 

Os ingleses prometem um time ofensivo, com três atacante: além de Rooney, Welbeck e Sturridge devem começar a partida. Além disso, Lallana parece ter ganho a preferencia em relação a Wilshere e ficará encarregado da criação da equipe. Entre os italianos, a formação 4-1-4-1 está bem clara, com De Rossi sendo o volante principal e Balotelli como homem de frente. A dúvida fica em torno de Buffon, que sofreu uma torção e pode ser desfalque, com Sirigu ganhando a vaga.

FICHA TÉCNICA
INGLATERRA X ITÁLIA

Local: Arena Amazônia, Manaus (AM)
Data-Hora: 13/6/2014 – 19h (de Brasília); 18h (de Manaus)
Árbitro: Björn Kuipers (HOL)
Auxiliares: Sander van Roekel (HOL) e Erwin Zeinstra (HOL)

INGLATERRA: Hart; Johnson, Jagielka, Cahill e Baines; Henderson, Gerrard e Lallana (Wilshere); Rooney, Welbeck e Sturridge – Técnico: Roy Hodgson.

ITÁLIA: Buffon; Abate, Barzagli, Chiellini e Darmian (Bonucci); De Rossi; Pirlo, Verratti, Marchisio e Candreva; Balotelli – Técnico: Cesare Prandelli.