O Distrito Federal lançou um chamamento público em busca de pessoas para preservação hídrica. A bacia hidrográfica do Alto Descoberto, fonte vital de água para 60% da população da capital, se torna o epicentro de uma nova missão: o programa “Produtor de Água” está em busca de colaboradores para salvaguardar seus recursos naturais.

O chamamento, divulgado através de um edital, tem como objetivo primordial incentivar a adoção de práticas que promovam a conservação e a restauração dos recursos hídricos e do solo nessa região estratégica.

Com uma área de abrangência de 452km², dos quais 70% pertencem ao Distrito Federal (abrangendo as regiões administrativas de Brazlândia e Ceilândia) e 30% a Goiás (nos municípios de Padre Bernardo e Águas Lindas de Goiás), o projeto reserva um orçamento robusto que pode chegar a R$ 10 milhões nos próximos cinco anos. Esse investimento será realizado com recursos da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB).

O evento de lançamento dessa empreitada acontece nesta sexta-feira, coincidindo com o Dia Mundial da Água, reforçando o compromisso com a preservação desse recurso vital.

Desde sua criação em 2001, o programa “Produtor de Água” tem como missão apoiar iniciativas que englobem a conservação dos recursos hídricos no meio rural, destacando a importância dos serviços ambientais prestados pelos produtores por meio da proteção da água e do solo em suas propriedades. Inúmeros projetos em todo o Brasil já foram beneficiados por essa iniciativa.

O edital está especialmente direcionado aos produtores rurais de Brazlândia (DF) e Águas Lindas de Goiás. Aqueles interessados em participar do Projeto Produtor de Água no Descoberto devem verificar a elegibilidade de suas propriedades junto aos escritórios da Emater-DF em Brazlândia (telefone: (61) 3311-9313), Emater-GO ((62) 98152-1596) ou Prefeitura de Águas Lindas de Goiás ((61) 3618-4007).

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 06 – Água Potável e Saneamento Básico

Leia também: