Nesta sexta-feira (30), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para uma nova onda de calor, além de vendavais e ventos costeiros que afetam quase todas as regiões do Brasil. A partir da próxima segunda, uma nova massa de ar quente e seco se estabelecerá sobre o país, aumentando o risco de recordes de incêndios florestais para este setembro.
No Centro-Oeste, Goiás enfrenta alertas de vendaval e baixa umidade, enquanto no Sudeste, Rio de Janeiro e São Paulo têm risco de baixa umidade, e Minas Gerais será impactado pelos ventos. No Norte, Tocantins apresenta condições semelhantes a Goiás, enquanto Acre, Amazonas, Pará e Rondônia enfrentam baixo nível de umidade.
Além dos vendavais, o Inmet destacou a baixa umidade como um perigo potencial em quase todos os estados, exceto no Amapá, Rio Grande do Sul, Roraima e Espírito Santo. O Climatempo e o MetSul indicam que a massa de ar seco, que cobrirá grande parte do Brasil, poderá levar a níveis de umidade relativos aos encontrados nos desertos do Atacama e Saara.
Na Bahia, conforme o alerta, além dos vendavais e ventos costeiros, a previsão é de chuva com volumes entre 20 e 30 mm/h. No Nordeste, os ventos podem alcançar até 60 km/h em todos os estados, com alerta de “perigo potencial” para a queda de árvores. A orla nordestina também está sob alerta para ventos costeiros que podem deslocar dunas de areia.
Recorde em queimadas
Com a chegada de setembro, o Brasil enfrenta uma combinação de calor intenso e quase nenhuma chuva, elevando o risco de incêndios florestais. Historicamente, setembro e outubro são meses críticos para queimadas no país.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), as condições meteorológicas extremas que contribuíram para incêndios recordes em São Paulo, Pantanal e Sul da Amazônia têm alta probabilidade de se intensificar nas próximas semanas.
No Rio de Janeiro, a previsão para esta sexta-feira indica céu com algumas nuvens e temperaturas variando entre 14°C e 29°C. A partir da próxima segunda-feira, com a chegada da nova massa de ar quente, a temperatura pode subir para até 35°C.
Em São Paulo, a previsão para hoje inclui névoa úmida, com temperaturas entre 14°C e 27°C e céu parcialmente encoberto até segunda-feira. Em Belo Horizonte, os termômetros devem marcar 11°C nesta sexta-feira, mas a cidade terá dias ensolarados até a segunda-feira, quando as temperaturas podem chegar a 32°C.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança Climática
Leia também: