O Governo do Rio Grande do Sul assinou um pacote de ações que promovem a aprendizagem e a juventude como parte da estratégia de reconstrução do estado. O Programa Partiu Futuro Reconstrução viabiliza a inclusão produtiva dos jovens gaúchos e irá atender cerca de 1500 jovens gaúchos. A cerimônia de lançamento, realizada na terça, 27, no Palácio do Piratini, contou com a presença do governador, Eduardo Leite, e do vice-governador, Gabriel Souza.
O investimento no programa será de R$ 54,5 milhões e inclui qualificação técnica e a aprendizagem profissional para jovens a partir de 14 anos, promovendo o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade social ao mundo do trabalho. A iniciativa está estruturada em três eixos de atuação: Estágio em Escolas, Jovem Aprendiz Reconstrução e Jovem Aprendiz Escolas Técnicas.
“Nos últimos anos estamos dando passos importantes nesta área, com projetos estratégicos como esse que estamos oficializando hoje. Essa iniciativa vai ajudar na jornada profissional dos jovens, além de impactar positivamente também na vida das suas famílias. Estamos muito confiantes de que isso vai fazer a diferença na vida desses jovens. O grande ativo deste Estado são as pessoas, e acreditamos no nosso povo. Por isso, buscamos maneiras de não deixar ninguém para trás, mas também de colocar todos para frente e efetivamente promover as pessoas para um novo patamar”, disse o governador Eduardo Leite.
Retomada apoiará jovens em situação de vulnerabilidade
A estratégia irá impactar mais de 20 cidades que foram atingidas pelas enchentes que assolaram o estado no primeiro semestre de 2024. O vice-governador Gabriel Souza, explica que o programa é anterior às enchentes, mas que foi reformulado de forma a atender às demandas após os eventos meteorológicos no Estado. O objetivo também é atender jovens residentes em áreas compreendidas pelo programa RS Seguro, que são os locais com maior índice de violência no Rio Grande do Sul.
“Nós vamos ter um programa abrangente o suficiente para enfrentar a violência nessas regiões e também para apoiar os jovens que foram atingidos pelas enchentes. Teremos estágio, jovem aprendiz e carteira de trabalho assinada para envolver estes jovens no mundo do trabalho, oferecendo qualificação e mais oportunidades de futuro”, reforçou.
O eixo de atuação “Jovem Aprendiz Reconstrução” irá promover a formação profissional e acesso ao mundo do trabalho para jovens em situação de vulnerabilidade social residentes em municípios impactados pelas enchentes e que tiveram decretado estado de calamidade pública. Para a execução do projeto, o Governo do Rio Grande do Sul contará com a parceria da Demà Jovem by Renapi e do Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS).
“Quando pensamos em reconstrução e futuro é imprescindível ter uma atenção especial à juventude. Promover a formação e qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho e acompanhamento psicossocial, é dar condições ao jovem que seja um agente da reconstrução, não só do seu caminho, mas de todo o estado. Estamos muito honrados com essa parceria com o governo do Rio Grande do Sul e a chance de promover oportunidades a esses jovens que enfrentaram momentos tão desafiadores”, explicou Aline Ferreira, diretora operacional da Demà Jovem by Renapsi.
Ao firmar parceria para a promoção da aprendizagem profissional, o Governo do Rio Grande do Sul faz um movimento inédito, que reflete a preocupação com os jovens em situação de vulnerabilidade social, conforme explica o CEO do CIEE-RS, Lucas Baldisserotto.
“É dar uma perspectiva nova para esses jovens, pras famílias que eles fazem parte, e pra própria comunidade onde eles convivem, de que é possível seguir, apesar das adversidades, com oportunidade que o poder público forneça, de desenvolvimento, geração de renda e crescimento, na esfera profissional. Então sem dúvida alguma é como a frase fala ‘Partiu Futuro Reconstrução’ – é um caminho que está se trilhando para um mundo bem mais positivo, na vida desses jovens com essa oportunidade que está sendo dada. Se pudesse resumir é sem dúvida alguma a mudança na vida, e na forma de ver a vida, por parte desses jovens”, afirmou.
Inscrições abertas
As inscrições para o Programa Partiu Futuro Reconstrução estão abertas e podem ser feitas no site do programa. A iniciativa é direcionada a jovens de 14 a 22 anos, que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e que foram afetados pelas enchentes.
A seleção dos participantes será baseada em um sistema de pontuações que leva em conta fatores como renda per capita, pertencimento a grupos populacionais específicos e participação em outros programas sociais do governo. Além disso, 5% das vagas serão reservadas para pessoas com deficiência.
O processo seletivo tem como objetivo garantir que as oportunidades sejam distribuídas de maneira justa e equitativa, priorizando aqueles que mais precisam. Jovens que foram desabrigados, desalojados ou de alguma forma impactados pelas enchentes terão prioridade.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 08 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico.
Leia mais:
Sagres TV estreia programa com cobertura dos Jogos Paralímpicos em Paris
Governador do Pará garante que Belém estará pronta para sediar a COP 30 em um ano
Tampinhas plásticas recicladas se transformam em miniaturas de carros para chaveiros