O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de onda de calor e baixa umidade nesta quarta-feira (25), impactando várias regiões do Brasil. As temperaturas, previstas para ficar 5°C acima da média, afetarão 11 estados, enquanto a baixa umidade atinge 19 estados e o Distrito Federal (DF).
Essas condições climáticas podem durar até cinco dias, trazendo riscos à saúde, como desidratação e problemas respiratórios. A primavera de 2024 começou no último domingo (22), trazendo expectativa de temperaturas elevadas, principalmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste.
Além do calor, o Rio Grande do Sul e o litoral de Santa Catarina estão sob alerta vermelho para chuvas intensas, com volumes de até 300 mm. Ventos de 80 km/h e possíveis temporais com granizo e raios também são esperados.
Mais previsões
As previsões indicam que a onda de calor e a falta de umidade no Norte podem agravar o risco de queimadas, especialmente na Amazônia. No Nordeste, estados como Piauí e Maranhão enfrentarão temperaturas acima da média histórica, com períodos secos. No entanto, o sudoeste do Amazonas e o Acre poderão ter chuvas próximas ou acima da média.
Para mitigar os efeitos dessas condições extremas, é essencial se manter hidratado, evitar exposição prolongada ao sol e seguir as orientações das autoridades. Essas mudanças climáticas impactam tanto a saúde pública quanto a agricultura, com possíveis perdas em culturas agrícolas sensíveis.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima
Leia também: