O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estendeu o alerta vermelho de grande perigo para terça-feira (26). Além disso, o órgão subiu o território sob alerta de 9 para 11 estados e o Distrito Federal. Anteriormente o alerta terminaria no domingo (24), mas o cenário vai se prolongar por mais alguns dias.

Os alertas do Inmet ocorrem quando os fenômenos meteorológicos chegam de formas extremas e a intensidade deles afetam a saúde e a rotina das pessoas. Desta forma, Distrito Federal, Bahia e Maranhão se juntam aos demais estados já sob alerta desde a quarta-feira (20): Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

A onda de calor começou na segunda-feira (17) e coincidiu com a última semana do inverno, que termina no sábado (23).  As altas temperaturas devem chegar aos 43°C em alguns lugares.

Cuidados

Uma massa de ar quente e seco sobre o Centro-Oeste vai deixar o tempo estável e com baixa umidade. Mas há previsão temporais localizados em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e sul de Goiás, que virão acompanhados de raios, rajadas de vento e com possibilidade de queda de granizo.

As mudanças bruscas de temperatura trazem riscos para a saúde, então é preciso se atentar aos cuidados básicos de hidratação nesse período. Especialistas recomendam o consumo de 2 litros ou mais de água, buscar ambientes protegidos do sol e se expor à luz solar para exercícios físicos e lazer somente pela manhã e no final da tarde. 

Leia mais: