Em meio a uma onda de calor que atinge a maior parte do país na última semana do inverno, o governo de São Paulo anunciou a distribuição de água potável nas áreas centrais da capital paulista – locais de grande circulação. O intuito é atender pessoas em situação de rua e o público mais vulnerável a altas temperaturas e baixa umidade do ar, como idosos e crianças.

A ação é promovida pela Defesa Civil do Estado e pela Sabesp em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Social e de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. O Centro Gerenciamento de Emergências (CGE) emitiu alerta climático com previsão de máxima de 37°C na na cidade de São Paulo, estimativa recorde para este ano. Ao mesmo tempo, a umidade relativa do ar poderá ficar abaixo de 30% e causar prejuízos à saúde.

A onda de calor acontece em razão de uma grande massa de ar quente que atua na região Sudeste. A previsão é que o calor intenso se mantenha pelo menos até domingo.

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Operação Altas Temperaturas

A Prefeitura de São Paulo também intensificou suas ações para atenuar o impacto da onda de calor. Por meio da Operação Altas Temperaturas, funcionários da prefeitura realizam a abordagem das pessoas em situação de vulnerabilidade para que elas possam se proteger, evitando insolação, desidratação e outros problemas que podem decorrer da exposição ao sol forte e altas temperaturas.

A gestão também anunciou a montagem de tendas em dez pontos estratégicos da cidade para o acolhimento de qualquer pessoa que queira um abrigo com temperatura amena para descansar e se hidratar. Além do fornecimento de água potável, também em parceria com a Sabesp, haverá distribuição de frutas nos locais das tendas, que ficarão abertas ao público das 10h às 16h.

Leia mais