O Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) está fiscalizando desde o início do ano a venda de eletrodomésticos e similares que não tem certificação do órgão. Produtos como chapinha para cabelo, secador de cabelo, ferro elétrico e churrasqueira elétrica estão entre os produtos recolhidos do mercado.

A metrologista do Inmetro, Marlene Cardoso Soares, explica que em muitos produtos a voltagem não é adequada para o uso no Brasil. “No nosso país as voltagens são 127 e 220. Se você comprar um produto, onde está dizendo que é 110 não compre. Isto não pode ser utilizada na nossa rede elétrica, pois corre o risco de ter acidentes,” explica.

De acordo com Marlene, o prazo para adequação venceu no final do ano passado. Com isto, desde janeiro, os órgãos competentes estão recolhendo produtos fora das normas que forem encontrados no comércio varejista e em distribuidores.

Os comerciantes que insistirem em vender produtos fora das normais brasileiro do Inmetro, estarão sujeitos a multas e apreensão das mercadorias.