As inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começam nesta terça-feira (12) e seguirão abertas até 15 de março. A novidade para este ano é o Fies Social, que é a reserva de 50% das vagas para estudantes com até meio salário mínimo inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
O Fies é o programa de financiamento do governo que abre vagas na graduação em universidades e institutos de todo o país desde 2001. Conforme o Edital nº 10/2024 que regulariza esta edição do programa, o Fies oferecerá 112.168 vagas no primeiro semestre. Deste total, então, 50% das vagas serão reservadas para o Fies Social.
Com o Fies Social, segundo o Ministério da Educação, o programa de financiamento retoma o seu caráter inclusivo. Além disso, reforça o seu papel social de transformar a sociedade por meio do acesso à educação. No Fies Social, portanto, os estudantes de baixa renda podem conseguir financiamento de até 100% do curso.
Fies Social
O Fies Social instituído pela Resolução nº 58/2024 e regulamentado pela Portaria nº 167/2024 proporciona acesso e permanência no ensino superior aos alunos de baixa renda. Por isso, as inscrições ocorrem pelo mesmo edital que o Fies e na mesma data, de 12 a 15 de março, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Ademais, o resultado da chamada única está previsto para 21 de março.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de Qualidade.
Leia mais: