A Central Única das Favelas Goiás (CUFA/GO) está com inscrições abertas para o concurso TOP CUFA 2022. O projeto é uma iniciativa de valorização da estética feminina e combate ao preconceito e que visa dar oportunidade na moda e no mercado publicitário para meninas que vivem nas periferias goianas. As inscrições podem ser feitas até 30 de julho.

Assista a entrevista com o presidente da CUFA/GO, Breno Cardoso:

Segundo Breno Cardoso, presidente da CUFA/GO, o projeto fortalece, gera oportunidade e valoriza mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social e que sonham em brilhar na moda.

“[A gente] tira o invisível da sua invisibilidade dando voz, vez e oportunidade para que possam expressar a sua cultura e a sua maneira de ser. O Top Cufa visa gerar oportunidades para pessoas que são moradoras desses territórios dentro do mercado da moda e dentro do mercado publicitário”, afirmou.

Cardoso avaliou que o concurso pode interferir também na autoestima das mulheres das periferias goianas, através da valorização da estética. “Gera autoestima, valorização para essas meninas, coloca elas no foco, dentro do cenário da moda e da publicidade e liga essas meninas a esses mercados, agência, que cuidam, são importantes e influentes nesses mercados. O objetivo é gerar oportunidades e descobrir talentos nesses territórios”.

Concurso

O TOP CUFA é um concurso de moda voltado para mulheres entre 18 e 29 anos. As inscrições são realizadas no site da CUFA/GO, até 30 de julho. As interessadas podem escolher entre duas categorias: fashion e street.

“A categoria fashion é para aquelas que sonham em ser modelo no mundo da moda. Já a categoria street é para quem quer entrar no mercado publicitário”, explicou Cardoso.

Foto: Reprodução Sagres TV

De acordo com o presidente da entidade, a premiação inclui agenciamento para as vencedoras das duas categorias, além de participação na próxima edição da São Paulo Fashion Week (SPFW).  Breno Cardoso pontuou que o concurso terá quatro etapas.

“A primeira seletiva é online, a inscrição no site; Depois tem a seletiva presencial com os jurados; A terceira é um workshop para definir as finalistas; E a grande final vai ser em 6 de setembro, com 64 candidatas”, disse.

O presidente da CUFA/GO argumentou que os jurados serão pessoas dos mercado da moda e publicitário, influencers. “São pessoas que podem ser pontes para que essas meninas possam ser vistas e quem sabe ser descoberta e venha a despertar na primeira seletiva”, analisou. 

Taça das Favelas

A Central Única das Favelas está presente em Goiás há 10 anos com o objetivo de “melhorar a qualidade de vida das pessoas de comunidades pobres no estado”. A entidade trabalha com foco nas favelas e periferias, investindo em ações que permitam “novas oportunidades às pessoas que vivem em situação de desfavorecimento social”.

O TOP CUFA 2022 é uma das várias iniciativas da entidade. “A Cufa trabalha com esses projetos de valorização e empoderamento através de cinco segmentos: esporte, cultura, educação, cidadania e empreendedorismo social”, afirmou Breno Cardoso.

A CUFA/GO também organiza a Taça das Favelas, um campeonato de futebol que também está com inscrições abertas. “A gente está abrindo as inscrições para a taça das favelas, que é o maior campeonato de futebol do mundo entre jovens da periferia. Participam mais de 100 territórios em Goiás”, explicou.

A edição de 2022 terá como cidades-sede Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo. Segundo Cardoso, equipes de futebol formadas por pessoas que moram num raio de até 50 quilômetros de distância dessas cidades, podem se inscrever no campeonato.

Leia mais: