Terminam nesta quinta-feira (31) as inscrições para a terceira edição do Embaixadores da Cidadania, um projeto de educação cidadã gratuito e a distância, promovido pela Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).

São 600 vagas para a edição de 2022 e mais de 900 inscrições já foram realizadas. Em entrevista à Sagres TV, a gerente de Controle Social da Controladoria Geral do Estado (CGE), Marjorie Linn, explica o objetivo do projeto. ”Nosso intuito com essa formação sobre educação cívica e política é trazer mais para perto do cidadão que ele pode ser um cidadão empoderado, que pode participar mais do governo e das melhorias das políticas públicas. Nossa ideia é mostrar instrumentos e mecanismos que existem no governo hoje como a Lei de Acesso à Informação, o Portal da Transparência, para que o cidadão esteja munido para fiscalizar o Estado e pedir as melhorias que lhe são necessárias”, afirma. Assista a seguir a partir de 00:04:00

A edição 2022 do Embaixadores da Cidadania será dividida em duas fases. Na primeira, os participantes terão formação a respeito do poder da democracia a favor da coletividade e capacitação em temas referentes à cidadania, transparência pública e controle social. A didática, implementada em plataforma própria, contará com cursos teóricos à distância, acompanhados por tutores, realização de podcasts com especialistas, atividades interativas e muito mais.

Esta etapa é aberta para qualquer cidadão, seja de Goiás ou de qualquer lugar do país. ”No ano passado a gente teve até cidadãos de países de língua portuguesa, participantes internacionais. Essa fase de teoria, de aprender os mecanismos do Estado é aberta para todo mundo. Isso dá direito a um certificado de 60 horas para o projeto de extensão da UFG”, confirma Marjorie Linn.

Segunda fase e premiação

Segundo a gerente, a partir da segunda fase, momento de partir para a prática e executar um projeto, a participação é somente para cidadãos goianos. ”Nessa segunda fase, a gente vai pedir às pessoas que executem o que focaram. Por exemplo, fazer um movimento de uma reforma na praça do bairro onde moro porque as crianças não têm onde brincar, onde interagir. Essa pessoa pode fazer um projeto comunitário. A gente avalia esses projetos e os cinco melhores irão dividir um prêmio de R$ 30 mil dado pelo governo do Estado de Goiás”, pontua.

As inscrições estão abertas até esta quinta-feira (31) pela internet clicando aqui. São oferecidas 600 vagas, abertas para cidadãos do Brasil e de países de língua portuguesa. As inscrições são gratuitas e podem se inscrever pessoas que tenham 16 anos ou mais.

Edições anteriores

Nas edições de 2020 e 2021, o Embaixadores da Cidadania alcançou números importantes na formação cidadã de jovens e adultos. Com participantes de todo o Brasil e de outros quatro países de língua portuguesa (Timor Leste, Angola, Cabo Verde e Guiné Bissau), o projeto ultrapassou 2 mil inscrições e selecionou 1300 participantes. Mais de 300 projetos de impacto social foram realizados.

A gerente de Controle Social da Controladoria Geral do Estado (CGE), Marjorie Linn (Foto: Sagres TV)