O Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) iniciou o ano de 2022 com algumas mudanças, como por exemplo o desconto, que fica maior a partir de fevereiro. O advogado previdenciarista, Thiago Henrique Leles Linhares, explica que as alterações na verdade começaram desde a reforma da previdência, como o valor da contribuição.

“Os valores das contribuições são proporcionais aos valor do salário da pessoa ou da contribuição que ela vai fazer para o INSS. É importante lembrar também que a reforma aumentou as alíquotas para o servidor público, mesmo em atividade ou aposentado. Então, eles terão um desconto de 14%, o que é uma inovação prejudicial”, ressaltou.

O assunto foi pauta da programação do Sagres em Tom Maior da última segunda-feira (24), em que foi celebrado o dia do aposentado a da previdência social. Apesar disso, o advogado destacou que os beneficiários tiveram uma surpresa, um reajuste no valor das aposentadorias.

“Foi um reajuste histórico, de 10,16% dos benefícios acima de um salário mínimo. Parece bom, mas na realidade reflete a alta da inflação. A moeda perde seu valor aquisitivo, o salário sobe em certa proporção, mas o ganho real não existe. A gente está vendo aí o preço da gasolina, como está por exemplo”, explicou.

Confira a entrevista completa a seguir:

Leia mais: