O primeiro curso técnico de Inteligência Artificial do Senac Brasil, será lançado nesta terça (16), 8h30, pelo Senac Goiás no auditório da Fecomércio (GO), avenida 136, no Setor Marista, em Goiânia. Nesse sentido, a iniciativa apresentada vai passar por uma avaliação para compor o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) do Ministério da Educação.

As matrículas, com turmas comerciais e gratuitas, estão previstas para iniciar em junho deste ano por meio de processo seletivo. Assim, os interessados poderão realizar a pré-inscrição, que será disponibilizada no site go.senac.br.

Metodologia

A formação tem como conteúdo tecnologias de grandes multinacionais como Microsoft, Nvidia, Google Cloud, Amazon Web Services e Red Hat, com metodologia 100% prática, de modo a desenvolver e exercitar as habilidades do estudante relacionadas à criação, planejamento e execução de projetos, classificando a experiência como Hands On .

Marcelo Baiocchi, presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, ressalta a inovação promovida pelo Senac Goiás e como ela proporciona uma experiência única para os estudantes: “Estamos antenados no que o mercado exige de mais moderno e inovador, por isso o aluno que se formar no curso técnico de inteligência artificial terá muito mais segurança e preparo na hora de ingressar no mercado de trabalho”, salienta ele.

E o diretor regional do Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, afirma que o curso possui um enfoque na preparação do discente no ingresso e nas respostas às demandas do mercado de trabalho. Dessa maneira, ele enfatiza que o aluno será preparado “por meio de uma infraestrutura tecnológica de ponta, instrutores altamente qualificados e parcerias com empresas locais e internacionais”.

Recursos

De forma semelhante, Stéfany Mendes Souza, o coordenador de programas finalísticos de tecnologia da informação do Senac Goiás, reitera sobre o poder de processamento da placa de vídeo Nvidia A16, que é uma unidade “poderosa (…) para computação de alto desempenho”, e que será empregada no curso em ocasiões que exijam alto poder de processamento e em situações de computação paralela, isto é, que envolvem vários cálculos ao mesmo tempo dividindo-os em partes separadas de uma tarefa.

Com arquitetura Ampere — auxiliada por melhorias nos núcleos Tensor de Inteligência artificial, Núcleos Cuda melhorados para desempenhar tarefas de computação de forma mais rápida, maior eficiência energética e térmica proporcionada pela arquitetura de 7 nanômetros e o Infinity Cache, que melhora o desempenho em aplicativos com alto nível de uso de dados — a Nvidia A16 tem um desempenho excelente em várias aplicações, considerando visualização 3D, inteligência artificial e aprendizado de máquina.

Stéfany esclarece que, inicialmente, a pretensão é de adquirir três GPUs, para que essas sejam utilizadas em servidores de alto desempenho, no qual o fabricante será um parceiro, a depender da homologação da NVIDIA, podendo ser Dell, Lenovo, Nutanix ou Vonk. Além disso, ele destaca que a aliança entre GPU e Servidor é indispensável para que o curso seja possível, afinal somente com o “poder de fogo” dessas máquinas que todo o processamento dos algoritmos de Inteligência Artificial será realizado.

Serviço: Lançamento do curso técnico de Inteligência Artificial do Senac Goiás
Data: 16/04/24
Hora: das 8h30 às 12h
Local: Auditório da Fecomércio – Avenida 136, nº 1084 Setor Marista – Goiânia (GO)

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de qualidade.

Leia Mais