O Sindicato do Comércio Varejista Brasileiro (Sindlojas), divulgou os dados referentes às intenções de compra para o Dia dos Pais, considerado uma das seis datas comemorativas mais importantes no calendário varejista brasileiro.
Em relação ao mesmo período de 2015, o índice de intenção de compras caiu 9%. O presidente do Sindlojas, José Carlos Palma, reforça que em 2016 o resultado das vendas dessa data comemorativa será um sinalizador da situação econômica do país e poderá apontar o comportamento do comércio para o segundo semestre, incluindo o natal, que é a época mais aguardada pelos empresários.
De acordo com o presidente do Sindlojas, além de beijos e abraços os pais podem ganhar presentes de até R$ 150. “Essa questão do presente de menor valor já vem há alguns anos, até porque o consumidor está mais cauteloso, ele não quer se endividar. Com a queda do dólar o consumidor será favorecido.”
Ainda segundo José Carlos Palma, entre os presentes mais cotados estão os calçados, seguido pelo ramo de vestuário e perfumaria. “Nós tivemos alguns seguimentos que melhoraram a expectativa de compras, mas com relação aos calçados, a intenção praticamente dobrou do ano passado pra cá.”