Prefeitos goianos, mobilizados pela Associação Goiana dos Municípios (AGM), marcaram uma série de protestos em Brasília-DF para cobrar a revisão do pacto federativo, que define a divisão do bolo tributário no País.

Coordenada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a campanha “Temer, atenda os Municípios” busca fazer com que o presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), atenda as reinvindicações consideradas prioritárias pelo movimento municipalista. Cerca de 70% dos tributos cobrados ficam centralizados nas contas do governo federal.

A medida pela realização dos protestos foi tomada depois da reunião ocorrida na capital federal no último dia 13 de julho, em que o presidente em exercício recebeu representantes municipais. O prefeito de Bom Jardim de Goiás e presidente da AGM, Cleudes Bernardes, o “Baré”, explicou à reportagem 730 o motivo pelo qual os prefeitos saíram frustrados do encontro com Temer.

“A impressão que eu tive é que ele (Temer) desconhecia o que era o federalismo, essa é a grande verdade. Embora se trate de uma pessoa renomada, um constituinte, que tem formação nessa área, mas ficou evidente naquela reunião que ele realmente estava um pouco perdido com relação a essas reformas federativas. Lamentavelmente eu preciso dizer: o governo federal tem patrocinado as desgraças dos municípios brasileiros”, disparou Baré.

A indignação dos prefeitos foi ainda maior por conta do fechamento de acordo com os governos estaduais para a repactuação das dívidas junto à União, que proporcionarão folga bilionária nas contas dos governadores, como explica o presidente da AGM.

“O governo federal, mais uma vez, trata de forma desrespeitosa os municípios brasileiros. A impressão que eu tenho com o Michel Temer (PMDB) é que é muita retórica e que ele não tem compromisso com a retórica dele. Sou cético com relação às mudanças que estão por vir com esse governo”, ressalta.

A primeira manifestação de prefeitos na capital federal está marcada para o próximo dia 5 de outubro.

Com informações do repórter Rubens Salomão