Nesta terça-feira (14), o Instituto de Assistência dos Servidores do Estado de Goiás (Ipasgo), retomou as consultas, exames e cirurgias eletivas, seguindo os termos do decreto governamental nº 9.692, de 13 de julho de 2020. Neste momento de controle ao avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), não se incluem nestes protocolos os procedimentos bariátricos (perícias e cirurgias) porque podem demandar leitos de UTIs no pós-operatório.

No início do mês, o Ipasgo havia anunciado a suspensão dos serviços eletivos para evitar a disseminação do vírus nas unidades de saúde.

Na rede credenciada ao Ipasgo, os atendimentos eletivos devem retornar conforme os termos instituídos pelo comitê técnico que atua nas ações de controle ao avanço da Covid-19 em Goiás.

O Instituto reforça que é fundamental seguir os protocolos de funcionamento expedidos pelas autoridades sanitárias, bem como manter o uso constante de máscaras e o distanciamento social entre pessoas. Vale destacar que aglomerações estão proibidas.