Reajuste dos impostos tiveram de ser aplicados conforme o índice inflacionário oficial divulgado pelo IBGE, que se configurou em 4,22%. Segundo o secretário de finanças de Goiânia, Dario Campos, esse aumento será aplicado apenas nos imóveis que não tiveram nenhuma alteração cadastral     Este ano a Comissão da Planta de Valores da Capital não se reuniu e o aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto Territorial Urbano (ITU) será aplicado com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Quando isso acontece, o reajuste é aplicado conforme o índice inflacionário oficial, divulgado pelo IBGE, que se configurou em 4,22%.

 

Segundo o secretário de finanças de Goiânia, Dario Campos, o aumento será aplicado apenas nos imóveis que não tiveram nenhuma alteração cadastral. “Ou seja: o aumento do IPTU e do ITU será superior a 4,22% para aqueles que ampliaram a residência ou que tiveram ruas asfaltadas”, justificou ele.

 

Ainda de acordo com Dario Campos, nos bairros onde tiveram o benefício do asfalto, haverá mudança de cobrança, com alteração de quarta para a terceira Zona Fiscal, o que implicará em um ajuste diferenciado. Entretanto, menos mil contribuintes se enquadram nessa situação.

 

Justificativa do aumento

Questionado, o secretário de finanças explicou como funciona. “Por exemplo: para um imóvel predial na quarta zona a alíquota é de 0,2%. Quando ele passa para a terceira zona, essa alíquota vai para 0,36%. Então é somente nesses casos em que o reajuste será diferenciado”, respondeu Dario Campos.

 

Fique atento

O ITU 2010 de Goiânia vencerá no dia 20 de janeiro e poderá ser parcelado em até 12 vezes. Já o IPTU, terá o vencimento no dia 20 de fevereiro e poderá ser pago em até 11 parcelas. Quem preferir quitar tudo à vista terá 10% de desconto, em qualquer um dos dois impostos.