Foto: Secom / Goiânia

“Goiânia é uma cidade protegida por Deus”. A frase é do prefeito de GoiâniaIris Rezende (MDB), dizendo acreditar que Goiânia não será atingida pelo coronavirus. A declaração aconteceu durante a entrega de carros para Conselhos Tutelares na manhã desta quinta-feira (12). Iris mostrou tranquilidade com a doença e diz que há muito barulho em torno do vírus.  “Eu estou absolutamente tranquilo de que têm feito um barulho indevido em relação a essa doença”.  

Durante prestação de contas do segundo quadrimestre de 2019 na Câmara Municipal de Goiânia nesta quarta-feira (11), a secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, foi questionada sobre a preparação do município em relação ao atendimento de casos suspeitos do novo coronavírus.

“Esse preparo do enfrentamento desse coronavírus é o mesmo preparo para o enfrentamento do vírus da gripe H1N1, porque as formas de contágio são as mesmas, então nós já temos protocolos instituídos desde a experiência que nós adquirimos em 2009 com a pandemia”, afirma.

Fátima Mrué destaca que o Hospital de Doenças Tropicais (HDT) é o local onde devem ser internados pacientes com sintomas da Covid-19, e reforça a necessidade de prevenção por parte da população.

“O melhor tratamento é a prevenção, que é lavar as mãos sempre, evitar o contato das mãos com boca, olhos, nariz e ficar a uma certa distância de pessoas que tenham algum sintoma, e evitar locais de aglomeração”, pontua. “A partir do momento em que tivermos um primeiro caso confirmado, vamos reestruturar o nosso plano de contingência com a ampliação dos locais que serão os pontos de atendimento”, acrescenta.

Na sessão de hoje (12) da Câmara Municipal de Goiania, a pandemia do coronavírus foi um dos assuntos mais debatidos pelos vereadores. Muitos fizeram requerimentos pedindo providências ao prefeito Iris Rezende (MDB) para que sejam adotadas medidas emergenciais para se enfrentar o problema na capital.

Providências 

As declarações de Iris Rezende vêm num momento que o governo de Goiás prepara uma série de ações para combate ao vírus. Na tarde desta quinta o governador Ronaldo Caiado vai realizar uma entrevista coletiva para anunciar como o estado esta se preparando enfrentar o problema.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) divulgou que não há nenhum caso confirmado de doença pelo coronavírus 2019 (Covid-19) em Goiás. Há 17 casos suspeitos em investigação no Estado, outros 28 casos foram descartados. De acordo com a SES na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação.

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta (12), que subiu o número de casos confirmados do coronavírus no Brasil. Os novos registros são do Paraná (seis casos) e no Rio Gande do Sul (mais dois pacientes). Há 60 casos confirmados da doença no país. 

 Matéria atualizada as 15h25 para acréscimo de informações!

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença.