Em toda história, o Itumbiara é a equipe do interior do Estado, ao lado do Anápolis, que participou mais vezes do Campeonato Goiano. A edição de 2017 será a 42º do tricolor. Em 2008, o time surpreendeu a todos conquistando o principal caneco estadual, inclusive, a última equipe do interior campeã estadual. No ano seguinte o clube voltou a figurar entre os quatro primeiros, mas desde então o time oscila entre rebaixamentos e acessos.

O que pode atrapalhar o Itumbiara foi o período de pré-temporada – apenas o Iporá teve tempo de treinamento menor. Porém, o time mostrou suas qualidades ao golear por 5 a 0 o Centralina-MG, durante amistoso de preparação para o Goianão. E fez 7 a 0 na seleção amadora de Bom Jesus. Quem encabeça a confiança para o sucesso do Gigante da Fronteira é o experiente goleiro Rodrigo Calaça, que teve passagens pelo Goiás, Portuguesa e Sport. Além de ter defendido o Itumbiara nas últimas três edições do Goianão.

A bola para o tricolor começa a rolar no dia 29 de janeiro contra o Anápolis, no Jonas Duarte, às 17 horas (de Brasília). Integrante do Grupo A, o Itumbiara encara Aparecidense, Atlético, Goianésia e Rio Verde nos dois primeiros turnos. Na reta decisiva da competição, o Gigante da Fronteira desafia os rivais da sua chave: Crac, Goiás, Iporá e o Vila Nova.

Leia mais: Confira a tabela completa do Campeonato Goiano

Fundação: 9 de março de 1970
Presidente: Raul Jota dos Santos
Estádio: Juscelino Kubitschek  (15.000 torcedores)
Melhor campanha: campeão em 2008
Em 2016: quinto lugar

Opinião do Portal 730: luta contra o rebaixamento

Elenco
Goleiros: Rodrigo Calaça, Jonathan e Weverton
Zagueiros: Rafael Araújo, Sérgio Rafael, Dimas e André Ribeiro
Laterais: Douglas, Alex Santos, Guto e Maninho
Volantes: Matheus Magro e Thiago Dias
Meias: Raymond, Matheus Carioca e Guina
Atacantes: Matheus Guerreiro, Gilmar e Vanílson

Destaque: Rodrigo Calaça
Fique de olho: Matheus Guerreiro

Técnico: Luizinho Vieira

Grupo A:

Crac
Goiás
Iporá
Itumbiara
Vila Nova

Grupo B:

Anápolis
Aparecidense
Atlético
Goianésia
Rio Verde