Sagres em OFF
Rubens Salomão

Jânio Darrot vê dificuldades de união entre grupos de oposição a Caiado

O pré-candidato ao governo de Goiás pelo partido Patriota, Jânio Darrot, vê dificuldades na união de grupos de oposição a Ronaldo Caiado ainda no 1º turno das eleições de 2022. O ex-prefeito de Trindade acredita ser mais possível uma articulação conjunta somente num eventual 2º turno que envolva o atual governador e algum representante de oposição.

Ouça a coluna Sagres em OFF:

“Eu acho que no primeiro turno será difícil uma união das oposições. Agora, no segundo turno essas identificações podem ser um fator de aliança. Mas no primeiro turno acho difícil acontecer”, afirmou o ex-prefeito de Trindade.

Jânio Darrot avaliou que a oposição tem em comum a forma de não concordar com o governo estadual, sendo este um ponto capaz de resultar na convergência entre os grupos contrários a Caiado. Darrot informou ainda que já percorreu 10 cidades e que pretende visitar todas as regiões do Estado até o mês de março de 2022, período final de filiações partidárias.

Antecipação

Para Jânio Darrot, ao antecipar definições como a participação do presidente estadual do MDB, ex-deputado federal Daniel Vilela, como vice na chapa de Ronaldo Caiado, o governador teria demonstrado insegurança a uma eventual reeleição.

“Quando um governador antecipa o processo, ele está inseguro. Ele sente que pode ter dificuldades para a reeleição porque não entregou aquilo que prometeu. Ele está amarrando tudo para dizer que vai ganhar a eleição antecipada, mas não é assim”, reforçou o ex-prefeito de Trindade, em entrevista à coluna.

Insatisfeitos

Jânio Darrot destacou também que tem conversado com alguns insatisfeitos da base do governador e que podem agregar ao processo de oposição. Para ele, há possibilidade de “novas perspectivas” na oposição.

Ferrovia Norte Sul

O Ministério de Infraestrutura aprovou como prioritário, para fins de emissão de debêntures incentivadas, o Projeto de Investimento em Infraestrutura Ferroviária, no setor de logística e transporte, proposto pela empresa Rumo Malha Central S.A, responsável pela concessão do trecho de 1,5 mil quilômetros da Ferrovia Norte Sul entre Estrela do Oeste (SP) até Porto Nacional (TO). A concessionária já começou a operar em Goiás.

© Divulgação/PPI.Gov.Br

Aplicação

Os recursos serão usados para investimento, pagamento futuro ou reembolso de gastos, despesas ou dívidas relacionadas ao projeto de investimento em infraestrutura na área de transporte e logística no setor ferroviário na Ferrovia Norte Sul nos estados de São Paulo, Goiás e Tocantins.

O que é?

A debênture é um título emitido pelas sociedades controladas por ações para captação de recursos no mercado de capitais, com a finalidade de financiar projetos das empresas, alongamento do perfil de dívidas, obtenção de capital de giro, entre outros. Em 2020, as debêntures movimentaram mais de R$ 120 bilhões no mercado financeiro.

Celulares

Projeto de Lei do deputado estadual Júlio Pina (PRTB) prevê que celulares apreendidos no sistema prisional goiano sejam doados a alunos da rede pública estadual de ensino. A doação do aparelho seria precedida por uma triagem para a seleção dos que estejam em bom funcionamento. O deputado argumenta que a propositura é inspirada em uma prática já adotado pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, que reutiliza aparelhos celulares apreendidos em presídios do Estado e os destina a estudantes de baixa renda.

A conferir

Paço Municipal. Foto: Samuel Straioto.

A expectativa de reenvio do projeto de atualização do Plano Diretor à Câmara Municipal de Goiânia ainda em outubro não se confirmou e a matéria continua em análise na Casa Civil. Nova expectativa ainda não foi apresentada por membros do executivo municipal. O prefeito Rogério Cruz já manifestou que a matéria passa por ajustes jurídicos antes de ser remetida ao Legislativo.

Mais lidas:

Leia também: