Menos de sete horas depois de desembarcar em Brasília, a Seleção Japonesa fez, nesta quarta-feira (12), o seu primeiro treino em solo brasileiro para a Copa das Confederações. Os japoneses tiveram forte esquema de segurança para ir do Kubitschek Plaza Hotel, no Setor Hoteleiro Norte da capital federal, onde estão hospedados, até o Bezerrão, no Gama (DF), local que é Centro Oficial de Treinamento (COT) para o torneio.

Na entrada do estádio, um grupo de estudantes aguardava a chegada da delegação. Alunos do Centro Interescolar de Línguas do Gama levaram faixas e ensaiaram gritos de boas-vindas para a seleção nipônica. Muitos aguardaram até o fim do treino para acenar na saída do ônibus.

Desgastados pela viagem de cerca de 14 horas desde Doha, no Catar, onde venceram o Iraque por 1 x 0 pelas eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo, na terça-feira (11), os japoneses fizeram exercícios leves no gramado. Acompanhado pelo técnico italiano Alberto Zacheroni, o treino foi iniciado com pilates e alongamentos. Depois, corridas pelo gramado, controle de bola e algumas rodas de bobinho. Os goleiros tiveram treinamento mais intenso e foram muito exigidos pelos preparadores. Cerca de 30 profissionais da imprensa japonesa acompanharam a atividade ao lado dos colegas brasileiros, mas o público não pode entrar no estádio.

Depois do treino, que durou aproximadamente uma hora, o meio-campista Endo admitiu que o grupo sentiu o cansaço da viagem. “A viagem foi longa e jogamos numa alta temperatura em Doha, mas o treino foi para recuperar e ficar pronto para o jogo”, disse, se referindo à partida de abertura da Copa das Confederações, diante do Brasil, neste sábado (15), às 16h, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

uchida portaldaCopaApesar do desgaste, o jogador de 33 anos, que atua pelo Gamba Osaka, se disse muito feliz pela recepção que a seleção japonesa teve no Brasil. “Ficamos surpresos. Gostei bastante”, falou Endo, que soma 128 jogos com a camisa do Japão, recorde no atual grupo.

Endo garantiu que os japoneses vão entrar para ganhar diante do Brasil, apesar de o último jogo entre as duas seleções (um amistoso no dia 16 de outubro de 2012, na Polônia) ter terminado com o placar de 4 x 0 para os brasileiros. “A nossa seleção evoluiu bastante e vamos nos esforçar. Espero um grande jogo. Vai ser uma grande experiência”, disse. Perguntado sobre o favorito para ganhar a Copa das Confederações, ele abriu um largo sorriso e decretou: “Japão”.

Confronto com Neymar

Lateral-direito do time alemão Schalke 04, Uchida terá a dura missão de marcar Neymar na estreia pela Copa das Confederações. E o jogador japonês de 25 anos se mostrou preocupado. “Ele é muito veloz”, admitiu. Uchida estava em campo na última partida entre as duas seleções, onde Neymar fez dois gols dos quatro gols brasileiros. Dessa vez, ele espera que nada disso aconteça.

O Japão é a única equipe que já garantiu a classificação para a Copa do Mundo de 2014 nas Eliminatórias. Na opinião de Endo, isso deixa os jogadores mais tranqüilos para a Copa das Confederações. Os japoneses voltam a treinar no Bezerrão nesta quinta-feira (13.06) e, na sexta, farão o reconhecimento do gramado do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Portal da Copa