O candidato derrotado pelo republicano George Bush, nas eleições presidenciais de 2004, John Kerry pode ser a escolha do presidente Barack Obama para a Secretaria de Estado norte-americano depois de Hillary Clinton deixar o cargo por sua iniciativa. Aguarda-se o anúncio oficial nos próximos dias e a confirmação pelo Senado, antes de Obama tomar posse, no dia 20 de janeiro.

John Kerry preside a comissão dos Negócios Estrangeiros do Senado e começou a ser dado como favorito para substituir Clinton na chefia da diplomacia dos Estados Unidos, desde que na semana passada Susan Rice, embaixadora junto da ONU disse que renunciava a disputar o cargo deixado vago com a saída de Clinton que anunciou não ter disponibilidade para um segundo mandato.

O senador tem a vantagem de ser conhecido em todo o país, depois da corrida presidencial de 2004, e em Washington onde desde 1985 ocupa um lugar no Senado. Depois da derrota presidencial de 2004, Kerry conseguiu forjar uma nova identidade, escreve a Reuters que nota que o senador tem sido um emissário discreto para a Casa Branca nalgumas missões ao estrangeiro.